Notícias

13/08/2024

Fatores hormonais podem influenciar em doenças que impactam as mãos

A saúde das mulheres está intrinsecamente ligada a variações hormonais, especialmente durante períodos como gravidez, amamentação e menopausa. A SBCM lembra de problemas comuns nas mãos das mulheres: A STC se caracteriza pelo formigamento, principalmente noturno, das mãos, podendo ser acompanhado de alterações de força e sensibilidade. Mulheres após 50 anos e durante a gravidez são mais propensas a este problema. O dedo em gatilho é causado por uma falha do deslizamento do tendão flexor e se caracteriza pela dificuldade em dobrar e esticar o dedo. A Tenossinovite de De Quervain.

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo mediano no punho, afetando a sensibilidade e os movimentos das mãos. Mulheres, especialmente após os 50 anos e durante a gravidez, são mais propensas a desenvolver a síndrome devido a alterações hormonais. O chamado “dedo em gatilho” é uma tendinite caracterizada por dor na palma da mão, enquanto a Tenossinovite de DeQuervain afeta os tendões na base do polegar, comum em mulheres pós-parto devido a movimentos repetitivos.

O tratamento inclui uso de talas, terapia da mão e medicamentos anti-inflamatórios nos estágios iniciais. Nos casos avançados, a cirurgia é recomendada para alívio dos sintomas.

A detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais, destacando a importância de procurar um especialista em cirurgia da mão ao perceber sinais anormais. 

 

Voltar