Notícias

09/08/2024

MÃO 2024 tem recorde de inscritos

“É uma alegria estar em Florianópolis, rever amigos e compartilhar conhecimento. Esse Congresso é resultado de um trabalho longo, feito com muito carinho pela Diretoria, pelas Regionais, Comissões e equipes de apoio. Espero que os bons momentos que passarmos aqui fiquem guardados em nossa memória”. Foram com essas palavras que o diretor de Comunicação da SBCM, Sérgio Gama, abriu oficialmente o 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. A cerimônia foi composta pelo presidente, Antonio Carlos da Costa; o presidente de Honra do MÃO 2024, Jayme Bertelli; o Embaixador Internacional, Francisco Soldado; Gustavo Santiago de Lima Figueiredo, presidente da Comissão de Educação Continuada; o 1º vice-presidente, Rui Sérgio Monteiro de Barros; o 2º vice-presidente, Roberto Luiz Sobania; o 1º secretário, Maurício Pinto Rodrigues; o tesoureiro, Luis Renato Nakachima e o diretor de Integração das Regionais, Cristiano Paulo Tacca, além da presidente da SBTM (Sociedade Brasileira de Terapia da Mão e do Membro Superior) e do 17º Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão, Andressa Ribas Mildner.
 
O início do discurso do presidente da SBCM foi marcado pelo anúncio do recorde de inscrições do MÃO 2024. “Foram 820 inscrições, 223 palestrantes nacionais e 34 internacionais. Isso nos dá uma grande satisfação”, disse, emocionado, agradecendo aos companheiros de SBCM e à família. 
 
Reconhecimentos marcaram a cerimônia. Antonio Carlos entregou o Título de Membro Honorário a Pedro Cavadas e Francisco Soldado. O presidente da SBCM também entregou medalha de ouro, como símbolo da transmissão de cargo, ao próximo dirigente Rui Sérgio Monteiro de Barros, que aproveitou o momento para já convidar os participantes para o MÃO 2025, que acontecerá de 21 a 23 de agosto, em Belém, Pará. Novidades também foram anunciadas para a ocasião, como ação social para correção de deformidades nas mãos e o lançamento do livro digital sobre Cirurgia de Nervo. 
 
 
HOMENAGEM
 
Um momento de muita emoção marcou o encerramento da cerimônia de abertura do 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. O ex-presidente da SBCM, Luiz Koiti Kimura, que faleceu em 2023, quando integrava o Conselho Fiscal na Diretoria da entidade, teve sua atuação reconhecida, em uma bela homenagem, narrada pelo cirurgião Emygdio de Paula.
 
“Kimura foi meu primeiro estagiário. Era reservado, mas muito amigo e companheiro. Começou a participar da Sociedade em 2002 e assim foi até 2018, participando ativamente, da formação dos residentes, organização das provas de especialistas, sempre pensando na educação médica”, contou, muito emocionado, sendo aplaudido por toda a plateia.
 
Receba nossos aplausos de pé, amigo Kimura. Seu legado persiste e continua a nos inspirar.

 
Crédito da foto: Elis Pereira e Fabricio Almeida

 

Voltar