Notícias

08/03/2024

Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão reúne 70 candidatos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) deu início nesta sexta-feira (8) ao Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, realizado no Hotel Estanplaza Internacional, em São Paulo, com a participação de 70 candidatos.

A primeira etapa da avaliação consistiu em uma prova teórica, composta por 100 perguntas de múltipla escolha, com duração de duas horas. Já no sábado (09), os participantes serão submetidos à prova teórico-prática, com 10 questões, no formato oral. Cada candidato será avaliado por, no mínimo, dois examinadores, selecionados pela CET-SBCM (Comissão de Ensino e Treinamento). Esta edição da avaliação conta com 95 examinadores.

O presidente da Comissão de Ensino e Treinamento (CET) e coordenador do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, Dr. Luiz Sorrenti, ressaltou que o Brasil ainda é carente de profissionais na área da cirurgia da mão e, diante disso, a avaliação “é de extrema importância, pois o objetivo principal da prova é avaliar todo o conhecimento que esses candidatos tiveram ao longo do seu treinamento e colocarmos no mercado cirurgiões cada vez mais capacitados”.

Sobre o Exame

Para realizar a prova, cada candidato precisou apresentar um trabalho, conforme o regimento interno da CET. O material não podia ter sido apresentado por outro candidato para a obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, no mesmo ano ou em anos anteriores. Não foram aceitos relatos de caso, protocolos de pesquisa ou revisões de literatura, mesmo que tenham sido publicados. O trabalho deve ter sido realizado durante o período de treinamento.

A prova teórica terá pontuação máxima de 10, com peso 6 (correspondendo a 60% da nota final). A prova teórico-prática terá pontuação máxima de 10, com peso 3 (representando 30% da nota final). Já a avaliação do trabalho científico terá pontuação máxima de 10, com peso 1 (10% da nota final).

O resultado do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão será divulgado no site da SBCM ainda hoje. Fique de olho!



 

Voltar