Notícias

19/08/2023

Com 600 participantes, Congresso da SBCM chega ao fim, em Minas Gerais

O 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão se despediu de Nova Lima, Minas Gerais, neste sábado (19/8). Foram quatro dias de intenso aprendizado e reencontros, em um evento que reuniu 600 participantes, 24 estados brasileiros, 11 países, presença de 237 convidados nacionais e 49 palestrantes internacionais, totalizando 31 horas de programação científica.
Na programação final, no período da manhã, quatro salas receberam atividades, simultaneamente. 

Na Sala 1, aconteceu o Simpósio IWAS, com apresentações de especialistas nacionais e internacionais. Entre as abordagens, técnicas super avançadas em artroscopia do punho.
Nas demais salas, são explanados temas como deformidades congênitas dos membros superiores; papel do transplante de nervo vascularizado nas reconstruções neurológicas; atualização no tratamento cirúrgico das fraturas de metacarpos e falanges; tumores da mão; fraturas da extremidade distal do rádio e lesão crônica de tendões.

O uso da inteligência artificial em cirurgia da mão foi outro destaque da programação do último dia do MÃO 2023. 

Na parte da tarde, aconteceu o curso de Microcirurgia – SBMR (Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva), das 13h às 17h. 
Sob coordenação de Vivian Lemos, das 13h às 14h foram apresentados a introdução e história da microcirurgia em Minas Gerais; a aplicação e importância da microcirurgia para o cirurgião plástico; os núcleos de ensino credenciados pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica); e atividades do curso prático e roteiro da programação.
A partir das 14h, início o curso Hands On, concluindo as atividades do MÃO 2023.

O 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão já tem data e local marcados: será de 08 a 10 de agosto de 2024, em Florianópolis, Santa Catarina! Até lá!
 

 

Voltar