Notícias

16/08/2023

Pré-Congresso IBRA dá o start ao MÃO 2023

Especialistas em cirurgia da mão de várias partes do Brasil se reuniram nesta quarta-feira (16/8) para o primeiro dia do 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado na Fundação Dom Cabral, Nova Lima (MG).
 
O start do evento foi dado com o Pré-Congresso IBRA (International Bone Research Association). As atividades iniciais envolveram discussões de casos clínicos da mão, abordando questões como as fraturas de falanges e osteotomia corretiva para consolidação viciosa de fraturas da mão.
 
No segundo módulo do Pré-Congresso IBRA, as apresentações foram relacionadas ao tratamento do punho. Por vídeo, transmitido diretamente do laboratório, cirurgiões da mão, entre os quais, o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Antonio Tufi Neder Filho, explicaram técnicas e procedimentos. 
Após a exibição, no Teatro da Fundação Dom Cabral, onde os congressistas acompanharam a transmissão, foram discutidos temas variados, como sobre a artrodese total do punho e as fraturas distais do rádio. 
 
Encerrando a programação do dia, a abordagem voltou-se aos tratamentos de lesões do antebraço e cotovelo.
 
Impacto ulno-carpal / Encurtamento da ulna; fraturas da cabeça do rádio (placa); no olecrano (placa) e da coronóide, além de fraturas distais do úmero foram os assuntos apresentados e discutidos pelos debatedores.
O 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão inicia nesta quinta-feira (17/8) e vai até sábado (19/8). 
 
Saiba mais no site e acompanhe a cobertura nas redes sociais da SBCM.
 

 

Voltar