Notícias

11/05/2023

Cisto sinovial nas mãos: conheça os sintomas e tratamentos

O cisto sinovial é uma protuberância que pode surgir nas mãos, comumente no dorso do punho ou nos dedos, que é preenchida com líquido sinovial, o fluido que lubrifica as articulações do corpo. Apesar de não ser um problema grave, o cisto sinovial pode ser desconfortável e, em alguns casos, limitar os movimentos das mãos.

É mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, mas também pode afetar homens e pessoas de outras faixas etárias. A causa exata é desconhecida, mas acredita-se que seja resultado de uma degeneração ou trauma na articulação que faz com que o líquido sinovial se acumule formando um saco.

Os cistos podem murchar e diminuir de tamanho ou ficar cheio de líquido sinovial e se tornar volumoso.

O diagnóstico é feito através de exame físico e de imagem, como radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento do cisto sinovial depende do tamanho, da localização e dos sintomas apresentados pelo paciente. Em casos leves, o cisto pode desaparecer sozinho com o tempo, sem a necessidade de tratamento. Já em casos mais graves, pode ser necessário a drenagem do líquido sinovial e/ou cirurgia para remover o cisto.

É importante ressaltar que o cisto sinovial não é uma condição grave e pode ser tratado com sucesso na maioria dos casos. Porém, é fundamental que o paciente procure um médico especialista em mãos para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado, evitando possíveis complicações e desconfortos.

 

Voltar