Notícias

23/03/2023

Lesões nas mãos na prática de esportes

As mãos são uma das partes mais importantes do nosso corpo e têm um papel fundamental na prática de esportes. Porém, como em qualquer atividade física, lesões nas mãos podem ocorrer, prejudicando não só a performance do atleta, mas também sua saúde e bem-estar.

As lesões nas mãos na prática de esportes podem ocorrer devido a diversos fatores, como o uso excessivo, o impacto em superfícies duras, movimentos bruscos ou inadequados, falta de proteção, entre outros. Entre as lesões mais comuns estão as contusões, fraturas, entorses, luxações e lesões de tendão.

Atletas que praticam esportes de contato, como boxe, luta livre e artes marciais, são mais propensos a sofrerem lesões nas mãos, devido aos impactos diretos e repetitivos nas mãos durante os treinos e competições. Jogadores de basquete, vôlei e handebol também estão sujeitos a lesões nas mãos, especialmente devido aos movimentos bruscos e às quedas durante o jogo.

Em caso de lesões nas mãos, é essencial procurar um médico especialista em mão e punho para diagnóstico e tratamento adequado. Ignorar ou minimizar uma lesão nas mãos pode levar a complicações graves e até mesmo a incapacidade de praticar esportes no futuro. 

 

Voltar