Notícias

11/03/2023

Com 68 inscritos e 100 examinadores, Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão chega à fase final

Neste sábado (11/3), 68 candidatos se dedicaram à prova teórico-prática do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, última etapa do processo. De acordo com o presidente da CET (Comissão de Ensino e Treinamento), Dr. Henrique Ayzemberg, os participantes são provenientes dos serviços de Ensino e Treinamento de cirurgia da mão de todo o país, além de alguns candidatos independentes. O resultado da avaliação – que também foi composta por parte teórica, na sexta-feira (10), será divulgado no site da SBCM - www.cirurgiadamao.org.br, a partir do dia 27 de março.

Antecedendo a prova, os trabalhos iniciaram cedo, com reunião dos chefes de 34 serviços em cirurgia da mão, vindos de todo o Brasil. 

A Comissão de Ensino e Treinamento da SBCM ganhou reforço neste último dia. Aguardando os candidatos e os colegas examinadores, estiveram à postos os doutores Henrique Ayzemberg; Luiz Sorrenti; Victor Cesar Junior; Antonio Barbosa Chaves Dr. Ricardo Pereira da Silva; Nicolau Granado Segre, além dos dois novos membros - Eduardo Lavor Segura e Antônio Pedro Paes Neto e o ex-membro da CET, Celso Hirakawa.

Ao longo da manhã e do início da tarde, 100 examinadores atuaram na aplicação do exame, que envolveu 12 questões no formato oral, apresentadas em multimídia, com duração de seis minutos cada. Cada candidato foi avaliado por, no mínimo, dois examinadores.
“Estamos muitos satisfeitos com a realização desse exame, o qual, por meio dele, qualificamos e certificamos o novo membro que está terminando a sua formação em cirurgia de mão. É extremamente valioso para que a gente possa engrandecer a Sociedade e, principalmente, valorizá-la e também o trabalho do especialista e da Medicina como um todo, para que possamos oferecer a melhor assistência aos nossos pacientes”, falou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Tufi Neder Filho.

O médico ressaltou, ainda, a relevância da especialização na área. “A cirurgia da mão é uma área em que nós fazemos tratamentos diversificados, trabalhamos com microcirurgia, temos uma gama de procedimentos cirúrgicos muito grande. A cirurgia da mão não é uma subespecialidade da ortopedia, ela é uma especialidade médica que agrega tanto os médicos vindos da ortopedia, como da cirurgia plástica”, frisou. 
 

 

Voltar