Notícias

10/03/2023

Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão reúne 68 candidatos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) iniciou nesta sexta-feira (10), o Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, que acontece no Ninety Hotel, no Jardim Bela Vista, em São Paulo e reuniu 68 candidatos, de 34 serviços nacionais, além de alguns independentes.
Antecedendo a prova, a diretoria da SBCM se reuniu para a discussão de ações e projetos que estão em andamento ou serão desenvolvidos ao longo do ano.  A Comissão de Ensino e Treinamento (CET), responsável pelo exame, também se reuniu para os últimos alinhamentos da avaliação teórica.

A primeira etapa da avaliação consistiu em prova teórica, com 100 perguntas de múltipla escolha e duas horas de duração. Já no sábado (11), os participantes serão submetidos à prova teórico-prática, com 12 questões no formato oral.

Além dos exames, o candidato também deve obrigatoriamente apresentar um trabalho científico, sendo inválido relatos de caso ou revisões de literatura, mesmo que publicados. O trabalho deve ter sido realizado durante o período do treinamento.
 
Cirurgiões da mão no Brasil

Com o título de especialista, a SBCM está avaliando e validando a longa preparação dos candidatos, que irão atender pacientes em uma especialidade que ainda não conta com um número adequado de profissionais no país. Segundo o levantamento “Demografia Médica no Brasil 2023”, produzida em parceria entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da USP, o Brasil tem 1.120 cirurgiões da mão, o que representa apenas 0,2% do total de médicos no Brasil (546.171). Esse número, porém, tem uma característica especial:  o estudo mostra percentual de especialistas registrados em mais de um CRM, autorizados a exercer a profissão em mais de uma unidade da Federação. 

A “duplicação” desse conjunto de especialistas reflete a legislação e é assumida pelo estudo como pertinente, por exemplo, para descrever a distribuição, pois considera os médicos com os quais um estado pode potencialmente contar. 

Em Cirurgia da Mão, são 1.120 registros, 980 indivíduos (médicos) e 14,3% com registro secundário - percentual de médicos da especialidade registrados em mais de um CRM/UF. Nesta análise, foi utilizado o número de registros de especialistas e de indivíduos titulados. Médico com mais de um título é contado em cada especialidade titulada. Especialista com inscrição secundária (registro em mais de um CRM) é contado em cada estado.
 
Evolução do número de especialistas

De acordo com o levantamento da AMB, em 2012, o país tinha 411 cirurgiões da mão, passando para 1.120 em 2022, um aumento de 172,5%. Os homens são a maioria dos especialistas – 822. Já mulheres somam 158 cirurgiãs.
 
Critérios de pontuação do exame
 
A prova teórica terá pontuação máxima de 10 e peso 6 (60% da nota final).
O exame teórico-prático terá pontuação máxima de 10 e peso 3 (30% da nota final).
A avaliação do trabalho científico terá pontuação máxima de 10 e peso 1 (10% da nota final).
O resultado do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão será divulgado no site da SBCM - www.cirurgiadamao.org.br, a partir do dia 27 de março. 
 
 

 

Voltar