Notícias

11/10/2022

Ação social fará cirurgia infantil para correção de paralisia obstétrica

Com deficiência de profissionais para esse tratamento no SUS, ato da SBCM irá operar duas crianças no Pará

Nesta semana, nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), ação social organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), através da Regional Norte-Centro Oeste, dirigida pelo Dr. Reginaldo Maurício Rios de Moura, fará procedimento cirúrgico de alta complexidade em duas crianças moradoras do Pará (uma da Ilha do Marajó e a outra de Ipixuna), para correção de paralisia obstétrica do plexo braquial. Esse tipo de lesão ocorre em 0,3% dos partos em nascidos vivos e, geralmente, acontece quando o ombro fica preso no canal de parto e, na necessidade de retirar rápido a criança para evitar uma falta de oxigenação, há um estiramento ou arrancamento das raízes e troncos nervosos do plexo braquial. O problema resulta em diminuição da movimentação do membro superior do mesmo lado.

A ação tem apoio do Hospital Mater Dei, de Belém, que gentilmente cedeu suas instalações para a realização da cirurgia, que será realizada pela equipe de cirurgiões da mão da unidade hospitalar, reforçada pela presença do Dr. Rui Ferreira, de Recife e com o apoio dos médicos residentes. O ato integra atividade pré-congresso da Jornada Norte Centro-Oeste de Cirurgia da Mão, que acontecerá em Belém nos dias 14 e 15 de outubro.

O médico membro da SBCM, Dr. Rui Barros, explica que no SUS (Sistema Único de Saúde) ainda há uma grande deficiência de profissionais especializados para esse tipo de cirurgia e que a ação é de extrema importância para proporcionar qualidade de vida aos pacientes. “É uma oportunidade de transformação para o futuro delas, pois, se não forem operadas, conviverão com sequelas graves e perda funcional total do membro superior”, ressalta. 

 

Voltar