Notícias

01/07/2022

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão deve mudar de nome?

 Há muito se discute sobre a possibilidade de alterações do nome e da sigla da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, pelos mais diversos motivos ou razões. A sugestão desta alteração é defendida por uns e não aceita por outros.

Pensando nesta questão e para nortear a decisão, a atual diretoria decidiu elaborar um questionário para todos os associados, a fim de apresentar algumas considerações e entender a vontade de todos.

Dentre os motivos de para alterar o nome, o principal questionamento é que a atual nomenclatura não espelha a verdadeira atuação de especialidade. Pacientes e colegas de outras especialidades subentendem que a atuação se restringe à mão, quando na verdade abrange o plexo braquial, nervos periféricos e retalhos em membros superiores e inferiores, entre outros. Além disso, a sigla SBCM é idêntica ao da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – o que pode gerar confusão.

A diretoria também listou alguns motivos para que não haja a troca, como a tradição de mais de 60 anos com a nomenclatura, praticidade de uma sigla curta e seguir o padrão do que é mais utilizado no mundo, como, por exemplo, a IFSSH – International Federation of Societies for Surgery of the Hand. Ainda, das 61 Sociedades de Cirurgia da Mão da IFSSH, somente 6 tem algum complemento.

O questionário dará três opções ao associado:

• Manutenção do nome e da sigla;
• Manutenção do nome e alteração da sigla;
• Alteração do nome e da sigla.

A pesquisa já está disponível e pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3ywXLvx. As respostas devem ser enviadas até o dia 10 de julho de 2022.

 

Voltar