Notícias

21/03/2022

Publicidade eficaz e ética na medicina é tema da live promovida pela SBCM

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) promoveu, na última quinta-feira (17), mais uma atividade voltada à capacitação e à orientação de seus associados e especialistas. O presidente Samuel Ribak convidou a advogada especializada em direito médico Palova Amisses.

O debate foi norteado pelo tema “Publicidade eficaz e ética na medicina”, que se conecta com atividades que impactam a rotina de médicos e especialistas de cirurgia da mão em razão da necessidade de se ter conhecimento sobre mecanismos que envolvem a defesa médica, a prevenção e o gerenciamento de crise.

Com mais de 20 anos de atuação na defesa do profissional da área da saúde, Palova destacou que as demandas que envolvem aspectos éticos são vislumbrados pela Resolução CFM nº 1.974/2011, que estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina.

“Os médicos precisam estar preparados para atuar conforme a legislação vigente, sendo capaz de zelar pelo bom desempenho ético”, comenta a advogada, que elucida algumas questões que podem se concentrar nos ambientes internos de trabalho, como consultórios médicos, e em ambientes externos, como em atividades de divulgação cientifica e congressos, e no uso e moderação de plataformas digitais e redes sociais.

Todas as esferas da saúde devem atuar contra a publicidade enganosa, por isso, os especialistas em cirurgia da mão recebem formação acadêmico-científica adequada, para estarem aptos a exercerem a especialidade com ética e responsabilidade. A competência médica deve estar atrelada as ações preventivas, e estas se estendem também aos cuidados com pacientes, seja através de um atendimento primário e orientação sobre medicação, até cirurgias e tratamentos complexos e progressivos.

O presidente Samuel Ribak e Leonardo Antunes Marques Adami, membro do Comissão de Defesa Profissional e Ética (CDPE), discutiram breviamente sobre a possibilidade de implementar um termo de consentimento que se destine ao especialista de cirurgia da mão. Nele, caberia descrever os cuidados pré e pós-operatório, estando o paciente ciente de cada procedimento individual ou em etapas a serem realizados.

Ribak enfatizou que todas essas dicas são importantes para capacitar e instruir os associados da SBCM. “Dentro da parte ética e de publicidade, o debate é fundamental para melhorar as nossas ações.”, disse.

 

Voltar