Notícias

12/03/2022

Prova oral encerra Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão

No segundo e último dia do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), no Hotel Estanplaza International, em São Paulo, 57 candidatos compareceram e passaram por teste oral, com dez questões, sendo cada uma relacionada a um caso clínico, no qual foi necessário conduzir ao diagnóstico e ao tratamento.  

Antes do início de exame, os chefes dos SETs (Serviço de Ensino e Treinamento) se reuniram para apresentação das ações do setor. São 34 serviços espalhados por todas as regiões do país. Na ocasião, os participantes receberam um certificado de reconhecimento dos serviços credenciados junto à SBCM. 

Ainda antecedendo a prova, 90 examinadores participaram de reunião para reforçar as orientações para a avaliação. Durante o teste, cada candidato foi examinado por quatro membros titulares que pertencem a um centro de treinamento em cirurgia da mão.  
 
RELEVÂNCIA DA ESPECIALIDADE
 
Sendo as mãos um dos órgãos mais importantes do corpo humano, a especialização na área é de extrema importância. No entanto, em muitos lugares do país, não há especialistas, o que prejudica muitos pacientes. Um exemplo são os impactos de deformidades congênitas, que poderiam ser corrigidas na infância. Sem o tratamento adequado, o problema acaba ocasionando deficiências físicas definitivas na vida adulta, resultando em relevante perda de força produtiva e elevando custos institucionais de incentivo à inclusão social e de inserção no mercado de trabalho.

Diante da questão, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Dr. Samuel Ribak, ressaltou a importância da obtenção do título de especialista. “Obter o título é o futuro da especialidade. Formamos membros e eles têm que ser capazes de entrar no mercado de trabalho e cumprir com a sua finalidade, que é a boa prática da cirurgia da mão. Então, (o título) é de fundamental importância para as ações que o médico deve fazer com relação aos seus pacientes”, disse. 

A residente Ana Carolina Dantas Santos veio do Rio de Janeiro para fazer o Exame e contou como foi a primeira etapa da prova, teórica, na sexta-feira (11). “Me preparei muito, foi difícil, mas tenho boas expectativas para o resultado”, disse ela, acrescentando que a obtenção do título de especialista em cirurgia da mão “fará total diferença para a atuação no mercado de trabalho”. 

RESULTADO
 
Além da prova oral, o Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão foi composto por prova teórica (com 100 questões de múltipla escolha) e a entrega de trabalho científico de autoria própria, no ato da inscrição. 
Para o resultado, o trabalho terá peso um, a prova oral, três e a escrita, seis. Obterá o Título de Especialista em Cirurgia da Mão o candidato que atingir a nota final igual ou maior que seis. 
A lista de aprovados será divulgada no site da SBCM (www.cirurgiadamao.org.br), a partir do dia 25 de março.
 

 

Voltar