Notícias

11/03/2022

Candidatos fazem 1ª etapa do Exame para Título de Especialista em Cirurgia da Mão

No fim da tarde desta sexta-feira (11/3), 59 médicos, de diversas regiões do país, participaram da primeira etapa do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), no Hotel Estanplaza International, em São Paulo. O Título pode ser emitido somente por Sociedade de Especialidade formalmente ligada à Associação Médica Brasileira (AMB).

A atividade voltou a ocorrer de maneira presencial, após, em 2021, ser realizada online, em razão da pandemia da Covid-19.
“Apesar de a prova por meio virtual ter tido toda a estrutura, presencialmente conseguimos arguir e avaliar melhor o candidato”, ressaltou o coordenador do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, Dr. Celso Kiyoshi Hirakawa. 

O médico salientou a importância do exame para a área da saúde. De acordo com a Demografia Médica do Brasil 2020, feita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e a USP (Universidade de São Paulo), o Brasil possui 923 médicos nessa área, o que corresponde a apenas 0,2% do total de especialistas. Pelas diversas regiões do país, milhares de pessoas possuem variados tipos de problemas nas mãos e punhos, porém, sofrem com a defasagem de especialistas para o tratamento adequado. “É um exame muito importante para controlar a formação do especialista em cirurgia da mão e manter a qualidade desses profissionais para a entrada no mercado de trabalho”.
 
O EXAME

Nesta primeira etapa, os candidatos fizeram a parte teórica, com 100 questões de múltipla escolha e duas horas de duração. No segundo dia de avaliação, que acontece neste sábado (12/3), será realizado o exame oral, com dez questões. O conteúdo envolve casos clínicos, onde o candidato deve ser capaz de conduzir ao diagnóstico e ao tratamento. 

Equipe de 81 examinadores, composta por especialistas de todo o Brasil, acompanham a avaliação. Cada candidato é examinado por quatro membros titulares que pertencem a um centro de treinamento em cirurgia da mão.  

Ao final de todo o exame, o resultado será somado à trabalho científico de autoria própria, que foi entregue pelo candidato no ato da inscrição. Esse trabalho terá peso um, a prova oral, três e a escrita, seis. Obterá o Título de Especialista em Cirurgia da Mão o candidato que atingir a nota final igual ou maior que seis. 
A lista de aprovados será divulgada no site da SBCM (www.cirurgiadamao.org.br), a partir do dia 25 de março.

Ainda na ocasião, foi realizada reunião da Diretoria e do Conselho Executivo da SBCM.
 

 

Voltar