Notícias

20/01/2022

Tumor na mão: quais os tipos e tratamento

 As tumorações na mão/punho são alterações detectadas como pequenas nodulações e inchaços, que requerem atenção para saber qual a sua natureza, e para que seja proposto o melhor método de tratamento.

 
Dentre os tipos, estão:
 
Cisto sinovial: o tumor mais comum existente, que pode ser visto com frequência no punho, na base dos dedos, e ao redor das articulações. Normalmente, ele é uma bolsa preenchida com um líquido, que faz com que ele tenha uma consistência firme e móvel à palpação;
 
Tumor de células gigantes da bainha do tendão: é tido como o segundo mais comum, sendo sólido (mais consistente) e por natureza é um tumor benigno, ou seja, não há perspectiva de metástase e possui crescimento bem mais lento;
 
Cisto de inclusão epidérmica: tumor benigno que se forma abaixo da pele, onde houve algum tipo perfuração ou corte. Esse cisto é preenchido por queratina, um material macio com aspecto de cera;
 
Granuloma: nódulo geralmente subcutâneo com aspecto arredondado, consistente e geralmente fruto de algum corpo estranho que ultrapassa a barreira da pele. O corpo age de maneira a tentar isolar o “intruso”, formando o granuloma.
 
O diagnóstico para identificar o tumor na mão é realizado através de um exame físico, sendo feita uma avaliação do histórico do paciente para determinar o tipo de tumor. Inicialmente, são feitos exames de Raio-X, para avaliação dos ossos, articulações e tecidos moles.
 
Exames que também podem auxiliar no diagnóstico, são: tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância magnética, PET-scan ou cintilografia óssea, dependendo do caso. São realizadas biópsias, mas apenas quando o médico precisa confirmar o diagnóstico, antes de recomendar o tratamento.
 
Os médicos realizarão um acompanhamento para se certificarem de que o problema não está avançando, e nos casos de tumor benigno necessitará apenas de um tratamento específico, como uma cirurgia, que tem o objetivo de remover o tumor, sem que os tecidos circunjacentes sejam danificados.
 

 

Voltar