Notícias

10/02/2016

Carta ao prefeito de Joinville contra a suspensão da matrícula dos residentes do Hospital Municipal São José

Ao Excelentíssimo Sr. Udo Döhler
Prefeito de Joinville:
 
 
A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão vem manifestar sua indignação com a suspensão da matrícula dos residentes do Hospital Municipal São José.
 
Ressaltamos a importância deste Serviço para formação de especialistas em cirurgia da mão para a região sul do Brasil e para Santa Catarina, pois é o único em todo o Estado de Santa Catarina.
 
A cirurgia da mão é um especialidade na qual existe carência de especialistas em todo o país e o Serviço de Ensino e Treinamento do Hospital Municipal São José luta há anos para formação de especialistas suficientes para atender as necessidades de nossa população.
 
Entendemos as dificuldades econômicas atuais, mas não acreditamos que esta suspensão seja a melhor solução. Até o governo federal reconhece esta necessidade e, nos últimos anos, tem oferecido aumento do número de vagas de residência com o Programa Pró-Residência. Podemos oferecer apoio junto ao Ministério da Saúde para que no edital de 2016 o Hospital Municipal São José possa ter atendido as bolsas de residência necessárias. Apesar da cirurgia da mão não estar incluída na lista de prioridades dos editais anteriores, os pedidos formalizados obtiveram sucesso.

Atenciosamente,
 
Diretoria da Sociedade Brasileira de Mão
Gestão 2016-2017
 

 

Voltar