Notícias

30/11/2021

Luxação nos dedos

 A luxação acontece quando ocorre o deslocamento parcial ou total da extremidade entre dois ossos, nas quais as estruturas que ficam próximas, como ligamentos, tendões e vasos sanguíneos podem ser afetadas. E ainda, a possibilidade de também existir uma fratura no local não é descartada.

 
No caso da luxação nos dedos, as principais causas são:
 
Traumas diretos;
Queda sobre os dedos nas mãos;
Práticas esportivas;
Movimento de torção nos dedos.
 
Se o paciente sentir sintomas como: fortes dores na articulação, dificuldade para movimentar os dedos da mão, manchas roxas e inchaço, a probabilidade de o local estar luxado é grande.
 
Para evitar luxação nos dedos, pode se utilizar equipamentos seguros para atividades consideradas mais perigosas, que apresentam um risco maior de lesões, como nos casos de esportes de alto impacto, por exemplo, o vôlei. Esparadrapos e proteções locais são interessantes para evitar essas lesões.
 
Para realizar a redução da luxação nos dedos, os ossos da articulação são colocados em sua posição correta. O procedimento é doloroso, então é de costume que seja aplicada anestesia local ou geral, dependendo do nível de dor do paciente. Após o procedimento, a imobilização deve ser feita para proteger a articulação que foi atingida, sendo colocada uma tala para que o local seja mantido imóvel por no mínimo 2 a 3 semanas, podendo se estender, de acordo com a luxação.
 

 

Voltar