Notícias

18/11/2021

Fraturas nas mãos de crianças e adolescentes

Fraturas no punho ou mão são as mais comuns nas crianças e adolescentes. Em crianças, principalmente pequenas, acontecem por esmagamento na ponta dos dedos e, nos adolescentes, devido a prática de esportes ou relacionados.

 

 

As fraturas mais comuns são nos metacarpianos em adolescentes, nas falanges proximais nos pré-adolescentes e nas falanges distais nas crianças menores. O dedo mínimo é o mais acometido em todas as faixas etárias. O esqueleto, quando ainda está em crescimento, tem uma região denominada fise (placa de crescimento). Essa região e osso ao seu redor são áreas frágeis, nas quais a maioria das fraturas em crianças acontece.

 

Muitos pacientes e os próprios médicos não realizam o tratamento correto para essas fraturas, na expectativa de que o crescimento e desenvolvimento do corpo da criança corrija as deformidades.

 

Algumas fraturas com desvio podem necessitar da recolocação no lugar e, após esse procedimento, o punho da criança deve ser imobilizado.

 

O tratamento das lesões deve ser feito por médicos acostumados com a anatomia da região e que tenham em mente quais os desvios que podem ser aceitos e o tempo esperado para recuperação da anatomia. Caso necessário, devem estar acostumados a operar esses pacientes com a técnica mais atraumática possível.


 

 

Voltar