Notícias

28/10/2021

Quando uma fratura nas mãos se torna caso de cirurgia?

Quando ocorre uma lesão nas mãos ou punhos, a maior preocupação é se o tratamento – conservador ou cirúrgico – será capaz de conseguir restaurar sua função. A preocupação se deve ao fato de que a mão e o punho são responsáveis por um complexo sistema de funções e movimentos.

 

Toda lesão e fratura deve ser acompanhada por um especialista, e o paciente deve passar por um exame clínico minucioso em conjunto com exames radiológicos adequados. A avaliação deve olhar todos os aspectos da fratura para determinar qual a melhor estratégia de tratamento que vai solucionar o problema e reestabelecer suas as funções.

 

Na maioria dos casos o tratamento conservador é adequado e pode ser uma primeira opção e, em geral, traz bons resultados. O inconveniente maior em geral é o tempo de imobilização que acaba sendo mais prolongado.

 

O tratamento cirúrgico proporciona um restabelecimento mais preciso da anatomia e uma reabilitação mais precoce, embora seja um tanto mais agressivo e alguns pacientes relatam dor e inchaço nos primeiros dias de pós-operatório.

 

A decisão do tratamento mais adequado depende da avaliação do especialista. Sempre procure um especialista SBCM para obter um tratamento eficaz.

 

Voltar