Notícias

31/08/2021

Entorses do polegar: lesão (estiramento ou ruptura) dos ligamentos colaterais

As entorses do dedo polegar são rupturas dos ligamentos que prendem o polegar à mão. Geralmente, os indivíduos acometidos com este problema sentem dificuldades em agarrar objetos entre o dedo polegar e indicador; a região também fica dolorida e inchada.

O diagnóstico é realizado por um médico especialista que examina o dedo polegar. Às vezes, o profissional prescreve um anestésico para tornar o exame menos doloroso.

Na maioria das entorses do polegar, é feito uma imobilização. Em casos mais graves, é necessário cirurgia.

A maioria das entorses do polegar envolve o ligamento principal na base do polegar na parte interna da mão. Este ligamento sofre frequentemente uma entorse quando as pessoas caem na mão enquanto seguram um bastão de esquiar.

Além disso, este ligamento também pode sofrer lesão ao apertar o polegar para trás em uma superfície rígida ao cair ou ao agarrar uma bola de beisebol. Estender excessiva e repetidamente a articulação também pode romper o ligamento, como ocorre com caçadores ingleses que quebram os pescoços de coelhos com suas mãos. Assim, esta lesão é às vezes chamada polegar do caçador.

Outras vezes, quando o ligamento se rompe, ele puxa um pequeno fragmento de osso da parte inferior do osso do polegar (chamado fratura por arrancamento).

 

Voltar