Notícias

08/07/2021

Lesões e traumas nas mãos durante atividades esportivas infantis

As lesões e traumas ocorridas durante atividades esportivas são a segunda principal causa de visitas em atendimentos de emergência para crianças e adolescentes. Independente da idade, os praticantes de atividades físicas estão suscetíveis a uma série de lesões, seja por esforços excessivos ou até mesmo pela prática errônea, sem auxílio profissional.

Algumas lesões são específicas de um esqueleto ainda imaturo, ou seja, em crianças em fase de desenvolvimento. Os ossos infantis possuem algumas características que os diferem do esqueleto adulto, como por exemplo o aspecto de maior elasticidade e porosidade, periósteo (membrana que envolve o osso) mais resistente e presença das cartilagens de crescimento (local onde o osso cresce).

A cartilagem de crescimento, também conhecida como placa epifisária ou fise, é uma estrutura presente nas extremidades dos ossos longos, sendo seus arredores uma zona de fragilidade, na qual a maioria das fraturas das crianças acontece. As fraturas do punho e mão são as mais comuns nas crianças, podendo ser nos metacarpianos (nos adolescentes), nas falanges proximais (nos pré-adolescentes) e nas falanges distais (nas crianças menores). O dedo mínimo é o mais impactado em todas as faixas etárias.

É importante ficar em alerta, já que muitos pacientes e médicos deixam de realizar o tratamento correto para as fraturas dessa região na expectativa de que o crescimento irá corrigir as possíveis deformidades. Busque sempre um especialista! 

 

Voltar