Notícias

24/06/2021

Mordidas de cães: como evitar?

Conhecido como o melhor amigo do homem, os cães podem ser muito fiéis ao dono, mas essa característica não os impede de atacar, caso se sintam ameaçados. Todos os anos, milhares de pessoas são mordidas por cães, especialmente crianças com idade superior a 6 anos. 

A curiosidade faz com que os pequenos queiram tocar nos cães, com o objetivo de fazer carinho. Entretanto, os familiares devem orientá-los para não colocarem as mãos na boca do pet. Arriscado, este movimento deve ser visto com alerta.

Quando uma pessoa é mordida por um cão, a primeira coisa que pensamos é o risco de contaminação pelo vírus da raiva. Porém, a raiva não é a principal complicação das mordidas caninas, já que esta é uma doença rara nos dias atuais.

Infecção bacteriana ou lesão traumática da pele, músculos, vasos, nervos e tendões são as complicações mais frequentes ocasionadas pela mordida de cães.

Para evitar este tipo de situação, ensine as crianças a respeitar os animais e a não tocar em cães com quem elas não têm familiaridade.

 

Voltar