Notícias

01/06/2021

Com a autonomia, aumentam os riscos de acidentes com crianças

Durante a infância, a criança vai ganhando autonomia para realizar determinadas atividades que antes necessitavam da ajuda de um adulto. Esta ausência de ajuda, no entanto, não deve ser confundida com falta de supervisão, pois quando não há o acompanhamento das atividades ou a orientação correta para realizá-las as crianças se machucam.

 

Na faixa etária de 6 a 12 anos, a criança entra e sai do carro de forma natural e, muitas vezes, não dão a atenção devida ao fechamento das portas. O esmagamento de dedos das mãos em portas de carros é um dos acidentes mais comuns nesta idade e pode ser grave, causando lesões e/ou amputações.

 

As atividades comuns do dia a dia, como a utilização de utensílios de vidro, como copos e pratos, também devem ser um alerta para pais e responsáveis. A quebra destes objetos pode gerar cortes profundos nas mãos. O banho também é outra atividade comum que pode se tornar perigosa sem supervisão. No chuveiro, as crianças costumam brincar durante o banho. O chão escorregadio, no entanto, pode levá-las a uma grave queda ferindo as mãos e membros superiores.

 

“Os acidentes podem ocorrer em qualquer faixa etária, mas nem por isso você deve suprir a criança de ter sua autonomia. Para evitar acidentes é importante a orientação clara e didática dos riscos que as situações podem trazer”, afirma o presidente da SBCM, Dr. Henrique de Barros Pinto Netto.

 

Para saber mais sobre as lesões da mão infantil, acompanhe as redes sociais da SBCM. Toda semana, há um novo post sobre o assunto e, a cada mês, uma faixa etária diferente é abordada.


 [LM1]Coloquei o acento agudo.

 

Voltar