Notícias

23/04/2021

SBCM e SBTM promoveram live sobre as especialidades

Na noite desta sexta-feira, 23/04, o presidente da SBCM, dr. Henrique de Barros Pinto Netto e o diretor de comunicação, dr. Luiz Garcia Mandarano Filho participaram de uma live com a diretora e presidente da SBTM– Sociedade Brasileira de Terapia da Mão e Membro Superior, dra Tatiani Marques. O tema central do encontro foi a importância do trabalho em equipe entre cirurgiões e terapeutas da mão.

Os membros da SBCM falaram sobre como uma equipe multidisciplinar pode trazer impactos positivos para o tratamento de um paciente. “Não dá para ter um serviço de cirurgia da mão sem ter um serviço de reabilitação junto, que é feito pela terapia da mão. O tratamento deve ser completo”, comentou o dr. Luiz Mandarano.

O valor dos serviços prestados por terapeutas e cirurgiões da mão também foi abordado no encontro. Para a presidente da SBTM, a geração atual de profissionais tem priorizados o preço de seus serviços em vez de seu valor. “Eu sou de uma geração em que, em primeiro lugar, vou proporcionar o melhor tratamento ao meu paciente e, em segundo lugar, virá o preço do meu trabalho. Mas nos profissionais atuais, vejo um cenário oposto a este”, afirmou a dra. Tatiani Marques

O presidente da SBCM comentou que na área de cirurgia da mão esta realidade também é comum. “Esta questão da precificação é bastante complicada. O jovem cirurgião tem uma ânsia enorme de ganhar muito dinheiro, mas isso vem com o tempo, com a experiência”, ressaltou o dr. Henrique de Barro Netto.

“O preço vai vir com a valorização e isso vem com a experiência, baseada em uma formação sólida. É importante transmitir a mensagem de que o serviço é importante e essencial para o tratamento do paciente”, completou o dr. Mandarano.

Outro tópico abordado na live foi o estímulo às instituições com serviços de cirurgia de organizem serviços de reabilitação conjuntos. O dr. Henrique destacou que este seria o cenário ideal, mas há falta de interesse das autoridades em viabilizar esta realidade. “O Ministério da Saúde não valoriza os profissionais. O órgão não tem interesse de desenvolver um plano de carreira para os médicos. Os hospitais públicos sempre ficam aquém das inovações e projetos de evolução”, afirmou.

A SBCM ainda comentou a trajetória percorrida para a regulamentação da especialidade, já que a profissão da terapia da mão ainda busca esta regulamentação. O ex-presidente da SBCM, dr. Arlindo Gomes Pardini Júnior, fez uma participação especial comentando este assunto. “A cirurgia da mão foi reconhecida como especialidade em 1986. Nós fizemos um memorando explicando a importância da nossa profissão. É isso que eu indico para o reconhecimento de novas especialidades”

Marketing digital

A divulgação dos serviços dos profissionais nas redes sociais tem se tornado um tópico preocupante entre os profissionais. Neste sentido, o Conselho Federal de Medicina trabalha na reestruturação do Código de ética profissional.

Em relação a este assunto, a presidente da SBTM comentou que há uma banalização do serviço devido a exposição de informações falsas. “É muito comum ver profissionais dando dicas de como melhorar dor no punho ou nas mãos, mas o tratamento não é generalizado. Com estas informações, o paciente entende que não precisa buscar ajuda de um profissional”, afirmou.

Para combater esta banalização, o diretor de comunicação da SBCM, Luiz Mandarano, afirmou que é dever das sociedades de especialidade combater as informações erradas e os maus profissionais. Há uma tendência do bom profissional não querer aparecer, mas talvez isso seja um erro porque dá espaço para os maus profissionais aparecerem. Então, eu acho que este é um dever das sociedades de especialidade, de divulgar informações corretas e, desta forma, coibir os maus profissionais”, pontuou.

Este encontro virtual foi uma ação da “Semana da Valorização Profissional”, promovida pela SBTM. Em breve, o vídeo da Live estará disponível no canal do Youtube da SBTM.


 

Voltar