Notícias

01/08/2019

39º CBCM recebe palestrantes nacionais e internacionais

A 39ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão teve início nesta quinta-feira, dia 01/08 e reuniu especialistas nacionais e internacionais para discussão das principais traumas e patologias dos membros superiores.
 
Pela manhã, no Teatro Lupicínio Rodrigues, foram as palestras internacionais que engajaram os participantes. O médico americano Jeffrey Greenberg falou sobre a lesão TFCC – tratamento artroscópico, enquanto o seu colega, dr. Michael Hausman, abordou os principais tratamento artroscópicos do trauma no membro superior. À tarde, o Teatro recebeu outras palestras internacionais que apresentaram os tópicos da lesão de nervos periféricos – Atualizações (dr. Jeffrey Greenberg); artroscopia no cotovelo infantil (dr. Michael Hausman); resolução de problemas da artroplastia da base do polegar (dr. James Calandruccio) e denervação carpometacárpica (dr. Eitan Melamed).
 
A sala Erico Veríssimo A apresentou, pela manhã, palestras sobre as transferências nervosas e motoras no membro superior (dr. Jorge Clifton); as contraturas articulares do ombro na plexopatia neonatal (dr. Francisco Soldado Carreira). À tarde; na mesma sala, foram apresentadas palestras internacionais sobre as fraturas no cotovelo de crianças (dr. Francisco Soldado); as Secundum Non Nocere - Reoperações em cirurgia da mão (dr. Ronaldo Carneiro), o retalho livre funcional (dr. Jorge Clifton) e a classificação das paralisias do plexo braquial (dr. Jayme Augusto Bertelli).
 
As Mesas Redondas Internacionais (MRI) da parte da manhã focaram as reconstruções microcirúrgicas, as luxações perilunares, as doenças do consultório e a fibro cartilagem triangular. 
 
Também foram realizadas quatro sessões de cross fire, que aconteceram paralelamente, com os temas Lesão nervo radial em fratura úmero fechada; Exploração aguda X Expectante; Dedo em martelo agudo sem subluxação cirúrgica X Conservador; Lesão nervo radial Neurotização X Transposição Tendinosa e Pseudartrose do escafóide terço médio com ângulo inter escafóide normal - Fixação percutânea X Fixação aberta com enxerto ósseo.
 
No período da tarde, foram realizadas mais três MRI, que focaram a lesão escafosemilunar/ Artroscopia; esmagamentos da mão; SDRC/ Facticious e complicações da liberação do túnel do carpo. O mexicano dr. Jorge Clifton também voltou a tarde para duas novas palestras, desta vez, abordou a transferência dos dedos do pé para mão e, depois, sobre as lesões do plexo braquial no nascimento.
 
Em um outro módulo e palestras interacionais, a nação convidada deste ano – Sociedade Israelense de Cirurgia da Mão – compartilhou suas experiências com os congressistas sobre as epidemiologias do trauma da mão em Israel, focando os traumas de guerra.  Paralelamente a apresentação, acontecia, em outra sala, uma palestra sobre fraturas do antebraço na criança, com o dr. Francisco Soldado. Para terminar as palestras internacionais, o dr. Michael Hausman falou sobre fraturas distais do úmero.
 
A presidente da Comissão Científica, Giana Silveira Giostri, destacou os principais destaques da edição desse ano. “O diferencial do Congresso é a grande presença de palestrantes internacionais. A nação convidada é a Israelense, que pela primeira vez está aqui e tem experiências únicas para compartilhar. A diversidade de temas é imensa, o que possibilita aos congressistas se atualizarem nas áreas de que têm mais interesse”, afirmou.
 
Ao final da programação do primeiro dia de Congresso, os palestrantes tiveram a oportunidade de conferir os trabalhos em pôsteres em uma sessão especial com degustação de vinho.

ESPECIAL SBCM:
A abertura oficial aconteceu na quinta-feira, 01/08, e contou com a presença do dr.  Marcelo Rosa de Rezende, presidente da SBCM; dr. Milton Pignataro, presidente do 39º CBCM; dr. Ronaldo Carneiro, presidente de honra do evento; dra. Giana Gistroni, presidente da Comissão Científica e dr. Shai Luria, presidente da Sociedade Israelense de Cirurgia da Mão. Dr. Samuel Ribak, secretário da SBCM e dr. Osvandré Lech apresentaram o livro sobre os 60 anos da Sociedade e, em seguida, dr. João Baptista, anunciou as datas e local do Mão 2020. Para terminar, um show de mágica foi apresentado aos congressistas.
 

 

Voltar