Notícias

05/02/2019

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamenta realização de consultas online

Segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.227/18, que será publicado nesta semana, os médicos brasileiros poderão realizar consultas online, como telecirurgias e telediagnósticos.

A medida estabelecerá diversas mudanças e tem como objetivo principal utilizar os avanços das tecnologias digitais e eletrônicas em prol do cotidiano dos pacientes e também dos médicos.

A primeira consulta deve ser presencial, mas no caso de comunidades mais distantes, como florestas e plataformas de petróleo, pode ser realizado virtualmente, desde que o paciente esteja acompanhado por um profissional de saúde.

Para o presidente da SBCM, Marcelo Rosa de Rezende, a mudança é um avanço inexorável da medicina. “Isto virá como como um complemento ao modo tradicional de se fazer a medicina. No entanto enquanto sociedade médica organizada, devemos nos posicionar no sentido de que a telemedicina não venha a substituir falhas do nosso sistema de saúde, que devem ser corrigidas preferencialmente com a presença física do médico, que assim irá ter melhores condições para tomadas de decisões. Outro aspecto, de mais extrema importância é a correta regulamentação do uso dessas novas tecnologias, para que valorizem sempre a figura do médico, enquanto profissional. Parabéns ao CFM pela iniciativa!”, afirma.

 

Voltar