Imprensa

Releases
02/10/2023

Cortes nas mãos em acidentes domésticos requerem atenção

 É preciso atentar-se à profundidade da lesão para o cuidado adequado, explica SBCM
Recentemente, a tenista brasileira Beatriz Haddad Maia precisou desistir da disputa do WTA 1.000 de Guadalajara, no México, após sofrer um acidente. O box do banheiro do hotel em que estava estourou quando ela saía do banho, cortando as mãos da atleta e sendo necessário pontos na lesão.

Situação parecida aconteceu em agosto do ano passado, com a apresentadora Ana Hickmann, causando um corte profundo na mão esquerda.

Acidentes domésticos que provocam cortes, principalmente na cozinha, são comuns e precisam de atenção, pois podem causar lesões de estruturas importantes para o funcionamento das mãos. “Caso seja mais profundo, pode afetar não só a pele, mas também tendões, vasos e nervos”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Antonio Tufi Neder Filho.

A primeira orientação é lavar o ferimento com água corrente e o controle do sangramento, pressionando o local com pano limpo. “Nas lesões mais profundas, um especialista deve ser procurado. Ele fará teste específicos para descobrir o que foi lesionado. Se ocorrer um dano no nervo, a área inervara por ele estará insensível. No caso da lesão de um tendão, poderá haver perda do movimento”, fala.

Ferimentos mais simples
Nos casos de cortes mais simples, que não necessitem de pontos, a área ferida deve ser limpa com água e, se possível, com um antisséptico. “Não use algodão para não grudar não machucado, utilize gaze. Além disso, não utilize receitas caseiras. O ideal é manter o ferimento sempre limpo e seco para facilitar a cicatrização”, recomenda o cirurgião da mão.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão
A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

Assessoria de Imprensa
Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp
Geice Silva – geice@predicado.com.br (11) 99571-7400 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – vladimir@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp

 

Voltar