Imprensa

Releases
06/02/2023

Carnaval: cortes e quedas podem trazer sérios impactos às mãos

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão fala sobre situações que podem causar acidentes

Chegou o mês do Carnaval e, embora a celebração seja regida pelo samba no pé, não é só essa parte do corpo que pode ser impactada pela folia. Acidentes envolvendo as mãos são frequentes durante os festejos, devido ao abuso de bebida alcoólica e as reuniões das famílias, muitas vezes com churrascos. Em função disso, nesta época do ano, os especialistas da mão costumam ver um aumento de volume de atendimentos nos Prontos-Socorros. “Na maioria das vezes, são cortes com faca ou vidro e queimaduras”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Tufi Neder Filho.

Outro tipo de acidente envolve pessoas alcoolizadas, que perdem o equilíbrio com frequência, caindo apoiadas sobre a mão espalmada, o que pode causar fraturas do punho ou mão.

No caso dos cortes, por exemplo, se forem mais profundos podem lesar estruturas importantes, como artérias, nervos e tendões, explica o especialista. “São ferimentos que costumam sangrar muito no momento do acidente, já que as mãos e os dedos são regiões muito vascularizadas. A recomendação logo após o ocorrido é lavar a ferida com água corrente, estancar o sangramento com um pano limpo pressionando o local ferido e procurar um Pronto-Socorro de ortopedia para avaliação”, pontua.

Se a lesão decorrer de uma queda com as mãos espalmadas, além da dor, pode ocorrer hematoma, inchaço e perda parcial da mobilidade. “Muitas vezes, fraturas de pequenos ossos do punho não apresentam sintomas significativos”, lembra. “Assim sendo, seja qual for a lesão ou ferimento, é muito importante que a pessoa procure um especialista em cirurgia da mão para o diagnóstico e tratamento corretos”, conclui.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

Voltar