Imprensa

Releases
13/07/2022

Férias: Uso de cerol em pipas é proibido e pode causar graves lesões

 Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão faz alerta

No período das férias escolares, uma das atividades de lazer preferidas da garotada é empinar pipa. No entanto, a brincadeira pode se tornar muito perigosa quando se usa o cerol, mistura proibida de cola de madeira com vidro moído. Ele é passado nas linhas das pipas com a intenção de cortar outras que estiverem pelo céu.

O uso traz riscos a pedestres e motociclistas, e também a quem manuseia a pipa, causando cortes que podem resultar na perda de dedos, dependendo da profundidade da lesão. “Uma pessoa que estiver andando na rua, ou de bicicleta, um motociclista e, ao passar, colocar a mão na linha para tirá-la do caminho, pode sofrer cortes graves, assim como quem está empinando a pipa, quando tiver contato com o material cortante”, salienta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Samuel Ribak.

As lesões nas mãos podem causar rupturas dos tendões e nervos, estruturas delicadas e principais responsáveis pela função dos dedos.

A lesão do nervo periférico, por exemplo, pode causar dor, perda da sensibilidade, e do controle sobre os músculos. O presidente da SBCM ressalta que, se a lesão de um nervo periférico não for identificada e tratada rapidamente, pode causar uma incapacidade permanente, por perda da sensibilidade e dos movimentos. “A reparação do nervo periférico é um desafio para o cirurgião da mão, pois exige a utilização de instrumentos microcirúrgicos, como microscópico e fios de sutura que são mais finos que um fio de cabelo”.

Diante disso, o presidente da SBCM alerta que todo corte na mão deve ser examinado de maneira urgente por um especialista, para que seja iniciado o tratamento adequado, além de evitar possíveis complicações. “E lembrar: não use cerol. Só assim a brincadeira com pipas será uma diversão garantida”, conclui.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp


 

Voltar