Imprensa

Releases
09/06/2022

Quedas de idosos implicam em sérias lesões

 Dia Mundial de Prevenção é em 24 de junho; SBCM explica fratura no punho

Quedas em idosos são eventos comuns, tendo, inclusive, um dia do ano dedicado à conscientização mundial - 24 de junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluída no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde para alertar sobre os riscos de acidentes nesse público.
 
Ao cair, o primeiro reflexo de proteção é espalmar a mão no chão. Esse mecanismo de defesa leva ao impacto do punho e eleva o risco de fratura. Nos casos de idosos com osteoporose é muito frequente essa fratura, somente perdendo para coluna e quadril. 
 
A osteoporose é caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, agindo silenciosamente, enfraquecendo os ossos e tornando-os predispostos a fraturas. Em mulheres no período pós-menopausa, a osteoporose tem grande incidência pela alteração dos fatores hormonais. A perda da massa óssea, muscular e dos reflexos proprioceptivos facilita a ocorrência de quedas. "O ideal seria o idoso buscar, periodicamente, por um médico para fazer uma avaliação física e da reserva mineral óssea. 
 
A fratura do punho no idoso por queda considerada de baixa energia, é um indicativo da presença de osteoporose. Esse reconhecimento possibilitará a prevenção de outras lesões ósseas", fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Samuel Ribak.
 
O especialista alerta que a fragmentação óssea e o tratamento inadequada poderão levar a dor com perda grande de movimento e da força de preensão. "Por isso, é de extrema importância as medidas de prevenção de quedas em idosos”, acrescenta.
 
Cuidados
Estatísticas indicam que 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa. O presidente da SBCM destaca algumas ações importantes para evitar esse tipo de acidente. “Cuidado com tapetes, objetos soltos e a disposição de móveis, no ambiente de circulação da casa, podem ocasionar tropeços”, pontua.
 
No banheiro, um dos cômodos com maior incidência de quedas, o médico recomenda a instalação de piso antiderrapante e, se os tapetes forem imprescindíveis, devem ser emborrachados. “Barras de apoio nas paredes e nos dois lados da escada são grandes aliados no ambiente doméstico para evitar queda de idosos. Tudo o que puder ser feito para prevenir, será bem melhor do que remediar”, conclui Ribak.
 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp


 

Voltar