Imprensa

Releases
10/03/2022

Prova para título de especialista em cirurgia da mão acontece sábado

 Realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, exame será feito por 59 candidatos

No próximo sábado (12), a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), promoverá mais uma edição do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, no Hotel Estanplaza International, em São Paulo. O Título pode ser emitido somente por Sociedade de Especialidade formalmente ligada à Associação Médica Brasileira (AMB).

A prova será realizada por 59 candidatos. Haverá teste com 100 questões de múltipla escolha e duração de duas horas, além de prova oral, com dez questões. Cada candidato será examinado por quatro membros titulares que pertencem a um centro de treinamento em cirurgia da mão.  “Cada questão é um caso clínico onde o candidato deve ser capaz de conduzir ao diagnóstico e ao tratamento.  O candidato, para realizar a prova, deve entregar no ato da inscrição um trabalho científico de autoria própria”, explica o coordenador do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, Dr. Celso Kiyoshi Hirakawa.

Para a nota final, o trabalho tem peso um, a prova oral peso três e a escrita peso seis. “Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota final igual ou maior que seis”, fala o coordenador.

 

Importância do especialista em cirurgia da mão

A obtenção do Título de especialista em cirurgia da mão é de grande importância ao setor de saúde e atendimento à população. Segundo a Demografia Médica do Brasil 2020, feita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e a USP (Universidade de São Paulo), o Brasil possui 923 médicos nessa área, o que corresponde a apenas 0,2% do total de especialistas. O cenário traz série de implicações. As deformidades, por exemplo, que poderiam ser satisfatoriamente corrigidas na infância, esbarram na escassez de especialistas e os portadores acabam desenvolvendo deficiências físicas definitivas na vida adulta, resultando, pelo expressivo número de casos, em uma enorme perda de força produtiva à nação e elevando custos institucionais de incentivo à inclusão social e de inserção no mercado de trabalho.

“A prova do título da especialidade é de extrema importância para que possamos continuar mantendo o nível de formação de médicos nesta especialidade. A cirurgia da mão é uma especialidade médica que abrange uma gama enorme de patologias, como cirurgias artroscópicas, microcirurgias, deformidades congênitas, traumas complexos, entre outros”, ressalta o Dr. Hirakawa. “Sem um bom treinamento, não conseguimos formar profissionais que possam atender essa demanda.  A nossa especialidade é reconhecida no meio médico como uma das mais complexas”, conclui.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

Voltar