Imprensa

Releases
11/03/2022

Tendinite no punho é um problema comum entre as mães de recém-nascidos

 Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão explica incidência e como prevenir

Recentemente, a apresentadora Rafa Brites fez uma publicação em sua página no Instagram, que mostrava uma imagem amamentado o seu segundo filho, com menos de um mês de vida e com a legenda: “Amamentar sorrindo e sem dor... Próximo passo, amamentar sem tendinite. Quem aí teve? Algo que não se fala e pelo o que percebi, muitas mulheres tiveram”, escreveu.

Nos comentários, a atriz Nanda Costa, que teve filhas gêmeas, compartilhou que sofreu com o mesmo problema no punho.

A retenção de líquidos causada por alteração hormonal no final da gestação, que prepara a futura mamãe para o parto e para a amamentação, pode causar dores nos punhos.

Os sintomas também são exacerbados por movimentos repetidos, como trocar as fraldas e pegar o bebê para amamentar.

Essa dor no punho é causada por inchaço e compressão dos tendões que passam na porção lateral do punho e também é conhecida por tenossinovite de De Quervain.

“Os tendões do punho passam por uma espécie de túnel e o seu inchaço faz com que fiquem justos, causando a inflamação. Os movimentos repetitivos causam piora dos sintomas. A tenossinovite de De Quervain é um processo inflamatório que afeta os tendões do punho que movimentam o polegar”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) Samuel Ribak.

Os tendões do punho são como longas cordas que conectam os músculos do antebraço com os ossos da mão e têm a função de movimentar o punho e os dedos.

Os sintomas começam com um desconforto na base do polegar, principalmente ao realizar movimentos laterais do punho com o polegar dobrado. A dor pode aparecer de maneira gradual ou repentina.  Outro sinal é dor na lateral do punho ao ser palpada. Nessa fase avançada, a pessoa não consegue segurar objetos ou realizar qualquer movimento que utilize o polegar.

Apresentando alguma dessas características, um médico especialista em cirurgia da mão deve ser procurado, para o diagnóstico e melhor forma de tratamento, que pode ocorrer com medicamentos prescritos pelo profissional ou cirurgia, em casos mais graves e persistentes.

 

Dicas para evitar

Para prevenir o aparecimento do problema, a recomendação é, inicialmente, aliviar os sintomas. Colocar uma tala protetora, alternar o braço ao segurar a criança e colocar gelo sobre o local podem melhorar.

Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem com o tempo, quando a mãe retorna ao seu metabolismo normal, volta a menstruar e, por consequência, ao seu peso normal.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

Voltar