Imprensa

Releases
08/10/2021

SAÚDE: Ação leva mutirão inédito de cirurgia para crianças com deformidades nas mãos

 Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão realizará serviço de 1 a 2 de novembro, no Pará

 

De 1 a 2 de novembro, médicos cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) realizarão mutirão inédito, em Belém, no Pará, para procedimentos em crianças que possuam algum tipo de deformidade grave nas mãos ou membros superiores. A ação acontecerá na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, das 7h às 18h, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará e Associação Médica Brasileira (AMB).

 

“Na pandemia, as cirurgias eletivas foram sistematicamente suspensas por tempo prolongado, acumulando centenas de casos cirúrgicos que deixaram de ser tratados no seu momento ideal, resultando em sequelas de difícil solução. Do mesmo modo, houve um agravamento das deformidades congênitas das mãos”, ressalta o especialista em cirurgia da mão e diretor da SBCM, Rui Sérgio Monteiro de Barros, que coordenará a atividade.  

 

O especialista pontua que deformidades que poderiam ser satisfatoriamente corrigidas na infância acabam desenvolvendo deficiências físicas definitivas na vida adulta, resultando, pelo expressivo número de casos, em uma enorme perda de força produtiva à nação e elevando custos institucionais de incentivo à inclusão social e de inserção no mercado de trabalho. “A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, consciente da gravidade deste cenário, decidiu dedicar o ano de 2021 ao tema de atenção às mãos das crianças, concentrando suas ações no tratamento cirúrgico das deformidades congênitas e lesões traumáticas da mão pediátrica”, conta.

 

O Pará foi escolhido como a sede principal da ação social pela demanda reprimida de cirurgias corretivas das deformidades, em função da carência de especialistas em Cirurgia da Mão na rede pública. “Quase a totalidade dessas deformidades são encaminhadas para tratamento fora do nosso estado. Tais cirurgias serão realizadas por um grupo seleto de especialistas nacionais e internacionais, treinados para esse propósito”, explica Barros.

 

Um corpo clínico composto por um especialista internacional, 10 médicos de outros estados, 10 profissionais paraenses e 10 residentes atenderão 20 crianças de diversos municípios paraense.  Os pacientes foram selecionados pelos ortopedistas pediátricos do CIIR (Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação).

 

“A iniciativa da SBCM é de extrema importância para proporcionar qualidade de vida à essas crianças e a toda família”, conclui o médico.

 

SERVIÇO

AÇÃO SOCIAL DE CORREÇÃO CIRÚRGICA DE DEFORMIDADES DAS MÃOS DE CRIANÇAS EM BELÉM – PA – 2021

Data e horário: 1 e 2 de novembro, das 7h às 18h

Local: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - Rua Bernal do Couto, 988, Umarizal, Belém.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

Voltar