Imprensa

Releases
21/09/2021

Síndrome do túnel do carpo está entre as principais causas de afastamento do trabalho

 Em 2020, mais de 17 mil pessoas foram afastadas; SBCM explica problema e prevenção

Um dos principais problemas de saúde que afastaram as pessoas de suas atividades trabalhistas em 2020 foi a Síndrome do Túnel do Carpo, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência. No ano passado, a questão resultou em 17.355 benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A Pasta não informou o número de afastamentos referentes à 2021.

A síndrome do túnel do carpo surge a partir da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura chamada túnel do carpo. “Esse nervo mediano controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão, exceto do dedo mínimo, e manda impulsos para os músculos que mexem o polegar”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Henrique de Barros Pinto Netto.

Entre as causas, estão atividades por esforço repetitivo, além de doenças preexistentes, como a artrite reumatoide, diabetes, hipotireoidismo e obesidade. Por questões hormonais, as gestantes também podem desenvolver o problema.

Alguns dos sintomas da síndrome são sensação de formigamento, dormência e dor nas mãos, em especial nos dedos indicador, anelar e médio. “A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples, como pregar um botão, enfiar linha em uma agulha, segurar e pegar objetos, amarrar os sapatos e até dificuldade de distinguir o quente do frio”, exemplifica o médico.

Netto ressalta que quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento, menores são as chances de precisar operar. “O tratamento pode ser feito com fisioterapia, uso de medicamentos prescritos por um especialista em cirurgia da mão e por uso de tala para imobilizar o punho, principalmente durante a noite. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia”, fala.

O presidente da SBCM ressalta a importância da prevenção, para que os trabalhadores não fiquem inaptos de suas funções. “Uma prática que auxilia na prevenção é fazer algumas pausas durante uma tarefa que exija movimentos recorrentes, para descansar a mão”, diz. “E importante lembrar que, ao sentir dor ou algum desconforto, não deve ser feito o uso de medicamentos sem prescrição médica. Procure um especialista que fará o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento”, conclui.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 (WhatsApp)

 

Voltar