Imprensa

Releases
20/08/2020

Com aumento de delivery, SBCM alerta motociclistas para prevenção de lesões

A motocicleta tornou-se o meio de transporte individual mais popular do Brasil e, atualmente, ganhou ainda mais espaço nas ruas com a intensificação dos serviços de delivery, em função da pandemia da Covid-19. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) faz um alerta aos motociclistas para a prevenção de acidentes, tendo em vista que 80% das lesões do plexo braquial são causadas por acidente de moto, com danos que podem ser irreversíveis. 
O plexo braquial é o conjunto de nervos que faz a comunicação entre os membros superiores e o cérebro. “As sensações e os movimentos dos ombros, cotovelos, antebraços, punhos e mãos dependem da saúde e da integridade do plexo braquial. Sendo assim, a lesão nessa região compromete esse conjunto de nervos e, consequentemente, essas habilidades”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Dr. João Baptista Gomes dos Santos.
 
Situações que tiveram consequência ao plexo braquial resultaram, de janeiro a julho deste ano, em 668 benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a pessoas que tiveram que se afastar do trabalho ou se aposentar por invalidez. 
As lesões do plexo braquial podem afetar diferentes conjuntos de nervos, causando variados tipos de sequelas que vão desde a perda de um único movimento até a paralisia total do membro.
 
O especialista fala que, de maneira geral, é possível dividir as lesões em três: lesão do tronco superior, do tronco inferior e completa. “Quando os nervos que têm relação com o tronco superior são afetados, os movimentos do ombro e cotovelo são prejudicados. Levantar, abrir os braços e dobrar o cotovelo, por exemplo, tornam-se mais difíceis ou até mesmo impossíveis”, diz o médico. “Já as lesões do tronco inferior afetam, principalmente, a mão e o punho. Movimentos como abrir e fechar a mão, dobrar ou abrir os dedos e dobrar o punho são extremamente atingidos. E nos casos de lesão completa, há a paralisia de todo o braço e mão”, completa Dr. João.
 
O presidente da SBCM salienta os prejuízos que as lesões causadas por acidente podem trazer para toda a vida e, por isso, a importância de reforçar a conscientização de um trânsito mais seguro. “Os danos irreversíveis que os acidentes podem causar impactam trabalhadores, que perderam a capacidade de sustentar suas famílias e passaram a ser dependentes da Previdência Social, o que atinge também a economia do país. Além dos inúmeros prejuízos sociais e emocionais, a violência no trânsito sobrecarrega o Sistema Único de Saúde. Então, é preciso sempre reforçar o uso de equipamentos de segurança e a responsabilidade no trânsito”, conclui Dr. João. 
 
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão
 
A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.
Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/
 
 
Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação
Telefone: (11) 4930-2006
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 (WhatsApp)
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br - (11) 9 7529-0140 (WhatsApp)
 

 

Voltar