Imprensa
Crianças com deformidades congênitas serão operadas gratuitamente
A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão inicia processo de seleção de casos de crianças com deformidades congênitas ou sequelas de traumatismo, para o mutirão de cirurgias gratuitas que acontecerá em agosto de 2025, em Belém, no Pará. A ação, que será feita em parceria com o governo do estado paraense, integrará a programação do 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, que reunirá cirurgiões de todo o país e de outras nacionalidades.
Os procedimentos cirúrgicos serão realizados nos dias 17 e 18 de agosto. O cirurgião de mão Rui Barros, que assumirá a presidência da SBCM em 2025, estima que serão feitas até 30 cirurgias. A seleção para participação do mutirão será feita no CIIR (Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação), no ambulatório especializado de atenção às patologias das mãos de crianças, projeto do governo estadual. Será necessário o agendamento de consulta com especialista para avaliação do caso. “Serão selecionados os casos mais complexos”, explica o ortopedista.
Barros lembra que existe um quantitativo expressivo de sequelas das deformidades congênitas e adquiridas de difícil solução, e que necessitam de cirurgias de elevada complexidade. Ele ressalta, ainda, que o mutirão tem como objetivo transformar o futuro dos pequenos pacientes, assim como aprimorar a qualidade da assistência médica especializada, por meio da participação de cirurgiões da mão da região amazônica, junto a renomados profissionais de outros países, que também integrarão a iniciativa. “Será um momento muito gratificante, de ajudar a melhorar a qualidade de vida desses pacientes, além do intenso aprendizado e atualização que serão proporcionados aos médicos que estarão conosco”, afirma.
Essa não será a primeira vez que o Pará receberá ação desse tipo. Em novembro de 2021, mutirão também promovido pela SBCM, em parceria com a Santa Casa do Pará, o Governo do Estado do Pará e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Pará (SBOT), resultou em 25 cirurgias paralelas e contíguas, sem intercorrências, para corrigir deformidades graves, congênitas, em uma mão ou nas duas mãos de 17 crianças, na faixa etária de sete meses a 10 anos, moradoras de 13 municípios paraenses. “Muitas tinham os dedos grudados em ambas as mãos e isso não permitia escrever, digitar; elas sofriam bullying, preconceito e obstáculo para o mercado de trabalho. Devolver não apenas a gesticulação, mas também a autoestima é algo que nos alegra imensamente. Estamos muito felizes em, novamente, poder proporcionar isso a novos pacientes”, conclui.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão
A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM)
Predicado Comunicação
Lilian Rossetti - lilian@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp
Gabriela Guastella – gabriela@predicado.com.br (11) 91112-6611 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp