Imprensa

SBCM na Mídia
04/04/2018

Fraturas nas mãos e punhos lideram o ranking de acidentes no trabalho

Fonte: Revista News

Em 2017, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.

Dentre as 20 principais causas de afastamento por acidentes e adoecimentos no trabalho em 2017, de acordo com o INSS, as fraturas ao nível do punho e da mão lideram o ranking, com 22.668 casos. “Os acidentes nos membros superiores são bastante comuns, principalmente, pelo uso incorreto dos equipamentos de proteção individual. As mãos e punhos são membros complexos do corpo, pois são formados por muitos ligamentos e ossos e, por isso, geralmente causam o afastamento no trabalho”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Milton Pignataro.

Diante este cenário, até o mês de novembro, o Ministério do Trabalho irá trabalhar a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), lançada nesta quarta-feira, dia 04/04, com o objetivo de conscientizar a prevenção de acidentes.

Os casos de lesões do ombro, ferimento do punho e da mão, fratura do antebraço e amputação traumática ao nível do punho e da mão, que estão entre os dez primeiros itens da lista do INSS, também são tratados por especialistas em cirurgia da mão. “Atendemos mais que 26% do total dos casos, sendo que nossa especialidade é responsável pelo tratamento de 53.038, destes 196.754 casos registrados”, afirma o presidente da SBCM.

Para o especialista em cirurgia da mão, prevenção de acidentes é a melhor maneira de cuidar da saúde. “A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão apoia esta iniciativa para valorização da segurança nos ambientes de trabalho e preservação da saúde das pessoas”, finaliza Milton Pignataro.

 

Voltar