Principais doenças

Síndrome do Túnel Cubital ou Ulnar

A Síndrome do Túnel Cubital é uma doença que envolve estiramento do nervo ulnar ou a compressão do nervo ulnar em um túnel localizado no cotovelo.

As principais causas deste problema são:

Compressão: o nervo tem pouca cobertura sobre ele e a pressão direta (apoiar o cotovelo no braço de uma cadeira, por exemplo) pode pressionar o nervo;
Estiramento: manter o cotovelo fletido durante muito tempo estica o nervo no cotovelo;
Anatomia: em alguns casos, o nervo ulnar não fica em seu lugar e salta de um lado a outro.

Sintomas

A Síndrome do Túnel Cubital ou Ulnar pode causar dor no antebraço, diminuição da sensibilidade, formigamento nos dedos anelar e mínimo e fraqueza nas mãos.

Diagnóstico

Para obtenção do diagnóstico da Síndrome do Túnel Cubital ou Ulnar, o cirurgião da mão analisa os sintomas apresentados e pesquisa outros problemas médicos como diabetes, alterações do funcionamento da tireoide, entre outras doenças associadas.

Em alguns casos, testes dos nervos (eletroneuromiografia) podem ser necessários.

Tratamento

Evitar atividades que provocam os sintomas faz parte do tratamento inicial da doença. Além disso, usar uma tala à noite, ajuda a evitar que o cotovelo dobre durante o sono.

A cirurgia também pode ser necessária para aliviar a compressão do nervo.

Procure sempre um especialista em cirurgia da mão e receba o diagnóstico e tratamentos indicados. Confira os especialistas associados da SBCM.

 

Av. Ibirapuera 2907 - Cjs. 919-D e 920-B - CEP: 04029-200 - Indianópolis - São Paulo - SP - Tels: (11) 5092-3426 e (11) 5092-3434
SBCM©2015 - Todos os direitos reservados | Direitos Autorais | Privacidade