Principais doenças

Fraturas do escafóide

A fratura do escafoide é a ruptura de um osso do punho e geralmente ocorre devido a uma queda com apoio sobre a mão espalmada.

Sintomas

O principal sintoma da fratura do escafóide é a dor, com ou sem inchaço.

Pelo fato de não ocorrer deformidade, muitas pessoas não procuram um médico especialista. Porém, é necessário consultar um cirurgião da mão logo após a queda.

Diagnóstico

As fraturas do escafoide são geralmente diagnosticadas por uma radiografia do punho. Porém, muitas vezes nos casos de fraturas deste osso, as radiografias inicias podem ser insuficientes para o diagnóstico, podendo ser necessário solicitar outros exames como tomografia ou ressonância.

Tratamento

Mesmo em casos sem desvio da fratura, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção de tratamento. Depende muito da localização da fratura. Em alguns casos, somente a imobilização com gesso é sufuciente para a consolidação.

Procure sempre um especialista em cirurgia da mão e receba o diagnóstico e tratamentos indicados. Confira os especialistas associados da SBCM.

 

Av. Ibirapuera 2907 - Cjs. 919-D e 920-B - CEP: 04029-200 - Indianópolis - São Paulo - SP - Tels: (11) 5092-3426 e (11) 5092-3434
SBCM©2015 - Todos os direitos reservados | Direitos Autorais | Privacidade