PR

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Responsável: Dr. Roberto Luiz Sobania




A especialização em Cirurgia da Mão em Curitiba iniciou-se na década de 70, na época, na Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, que foi criada na década de 60, apenas com atendimentos ambulatoriais e que em 1974 transformou-se em hospital, com internamentos e cirurgias. Em 1974 iniciou-se a residência em Ortopedia e Traumatologia. Já faziam parte do serviço, o chefe, Dr. Luiz Carlos Sobania, que fez mão no HC em São Paulo, em 1963, e que já era membro da sociedade de mão e pelo Dr. Nelson Otsuka, que fez toda sua especialização na Argentina. Portanto em 1976, com o aval da Sociedade de Cirurgia da Mão, criou-se mais um centro de formação. E foi em 1976, que, após 2 anos de ortopedia, os Drs. Cláudio Bonamin e Paulo Sérgio dos Santos foram os primeiros “residentes” de cirurgia da mão do Serviço da Clínica de Fraturas XV. Naquela época os residentes além de fazer atendimentos e cirurgias na XV, também faziam estágio no Hospital de Crianças César Pernetta (Hoje Hospital Pequeno Príncipe), onde faziam a parte de mão pediátrica, e no Hospital de Clínicas da UFPR. Como o Serviço foi crescendo, o número de atendimentos e cirurgias aumentaram muito, ambos ficaram, Paulo Sérgio e Bonamin. Em 1977 foi a vez do Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha fazer a especialização. Na sequência vieram vários colegas como Waldemar Roesler (1979), Luiz Antônio Cordeiro de Loyola (1980), Ary Frederico Schimidt (1982), e assim por diante. Em 1993, Eu, Roberto Luiz Sobania,  fiz minha especialização no IOT do Hospital das Clínicas da USP, e em 1994 retornei  e passei a fazer parte do Serviço. Agora eramos em 5 e passei a ser preceptor da residência (que ainda era especialização, por não ter MEC). 

Em 2009, como a SBCM queria que todos os serviços fossem credenciados pelo MEC, o Serviço da Clínica de Fraturas da XV do Prof. Luiz Carlos Sobania foi transferido para o Hospital de Clínicas da UFPR, agora com o credenciamento do MEC e o Chefe do Serviço passou a ser o Dr. Roberto Luiz Sobania. Este é um pequeno resumo da nossa história. Muitas páginas a mais seriam necessárias para contar relatos e muitos “causos” da residência. Isso faremos no 1o Encontro dos Ex-Residentes do Prof. Dr. Luiz Carlos Sobania, a ser realizado em 2020.  Temos a certeza que hoje, o Serviço de Cirurgia da Mão do Hospital de Clínicas da UFPR continua a fazer uma belo trabalho de formação de residentes em cirurgia da mão.


Chefe de serviço - Roberto Luiz Sobania
Preceptor - Luiz Carlos Sobania
Assistentes: Claudio Bonamin | Ana Encinas | Carlos Alberto Cortez | Ivan Killing Kuhn | Luciano Drigo Peres | Lucienne D. Fedatto | Marcela Penna | Márcio Fialla | Osvaldo Hasigawa |Rodrigo Tissi Ribeiro | Tatiana Yoko Umata Jacomel.