RS

Hospital São Lucas da PUC de Porto Alegre - RS

Responsável: Dr. Jefferson Braga Silva

 Hospital São Lucas da PUCRS.

Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital São Lucas da PUCRS

Lançado em 1992, o Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) é reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho de excelência desenvolvidona área.

Com atendimento ambulatorial e de urgência (24 horas por dia),a equipe atua na assistência aos casos de trauma, malformações e doenças degenerativas.

A pesquisa cientifica é outro destaque do setor, com ampla produção nas áreas de cirurgia da mão, microcirurgia reconstrutiva, retalho, nervo periférico, regeneração nervosa, cirurgia plástica reparadora, trauma, cirurgia experimental e reimplante.

O Serviço faz parte de estágio optativo dos estudantes da Escola de Medicina a nível de Doutorando. Há várias inserções acadêmicas como aulas, laboratórios aos alunos da Graduação. O Serviço possui duas linhas de pesquisa a nível de Mestrado e Doutorado proporcionando aos médicos residentes a possibilidade de realizarem pós-graduação enquanto cursam a residência médica. Destaca-se ainda o projeto desenvolvido na área do ensino com um renomado programa de residência médica.

A iniciativa já formou 31 especialistas e conta anualmente com a participação de estudantes internacionais. Eles vêm ao Brasil atraídos pela grande estrutura oferecida, composta por um exclusivo e bem equipado laboratório de treinamento em microcirurgia e um hospital de ponta para atuação prática, e pela qualidade dos professores e demais profissionais. Já participaram do programa médicos de Uruguai, Argentina, Chile, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

Responsável: Prof. Dr. Jefferson Braga Silva




Membros:

Prof. Dr. Marcos Jaeger



Dr. Gustavo Brito





Dr. Fernando Calcagnotto







Estagiários Estrangeiros, Médicos Residentes e Alunos da Escola de Medicina da PUCRS