RJ

Hospital Federal da Lagoa

Responsável: Dr. Henrique de Barros P. Neto

Hospital Federal da Lagoa

A origem do Hospital Federal da Lagoa veio do chamado Instituto de aposentadoria e Pensões dos bancários (IAPB), criado em 1934, embrião do apoio previdenciário e médico ao trabalhador deste setor, anterior a instituições como INSS e INPS.

O atendimento ambulatorial acontecia em uma unidade hospitalar localizada na Rua 13 de Maio e as internações e cirurgias eram realizadas no Hospital dos Marítimos (atual Hospital Federal do Andaraí).

Em 1962 o prédio localizado na Rua Jardim Botânico, 501 foi adquirido junto a Fundação Larragoiti pelo IAPB, sendo conhecido então como Hospital dos Bancários. O prédio foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, e o paisagismo feito por Burle Marx. Em 1966, todos Institutos de aposentadoria foram integrados formando o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).

Em 1977 é criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), separando o atendimento médico da Previdência e Assistência Social. Com a Constituição de 1988 é criado o Sistema Único de Saúde (SUS), extinguindo o INAMPS e integrando os hospitais em uma rede unificada.

O hospital dos Bancários, ao iniciar suas operações em 1962, conta com um Serviço de Ortopedia já consolidado anteriormente, chefiado pelos Drs. José de Barros e Clóvis. Com o fechamento do Hospital São Francisco de Paula em 1979 (atual Hospital Quinta D'Or), aonde já exerciam a Cirurgia da Mão os Drs. José Raul Chiconelli e Danilo Gonçalves, este passa a fazer parte do corpo clínico do Hospital dos Bancários.

Nesse período o Dr. Henrique Barros, ainda durante sua formação universitária, começa a auxiliar o Dr. Danilo. Com o falecimento do Dr. Danilo em 1983, o Hospital deixa de contar com a especialidade. Impulsionado pelo anos de convivência com a especialidade, Dr. Henrique Barros inicia os estudos da Cirurgia da Mão na Santa Casa de Misericórdia com Dr. Henrique Jorge Bulcão.

Em 1984 entram para o corpo clínico do Hospital dos Bancários os Drs. Henrique Barros e Carlos Ostermeir, pioneiros dos trabalhos em Cirurgia de Mão nesta instituição. Iniciam atividades focados na especialidade, como o ambulatório de LER/DORT, dado o número crescente dessas enfermidades nos trabalhadores do setor bancário. Em 1992 passa a existir oficialmente o Serviço de Cirurgia da Mão no já assim chamado Hospital Federal da Lagoa, após retorno do Dr. Henrique de especialização na França.

Em 1996 começa a integrar o corpo Clínico do Hospital da Lagoa a Dra. Rosane Biscotto, especialista em Cirurgia Plástica pelo INCA e especializada em Cirurgia da Mão em Nancy, França. Em 2000, o serviço começa a contar com Residência médica credenciada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, após visita do Dr. José Maurício e Dr. Arnaldo Zumiotti. Em 2008, a Residência é credenciada pelo MEC, passando os residentes a contarem com bolsa de estudos.

Atualmente integram também o Serviço de Mão os Drs. Victor César Júnior, ex-residente do Serviço de Ortopedia; Dr. Antonio Pedro Neto Pais e Dra. Simone Costa Vitório, ambos ex-residentes do Serviço de Cirurgia da Mão.