Cerimônia oficial de abertura do 41º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão

Mão 2021 reúne 550 congressistas no Rio de Janeiro e celebra o reencontro

 

A cerimônia de abertura oficial do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizada nesta quinta-feira (09/12), foi conduzida por Mauricio Pinto Rodrigues, secretário da SBCM, que chamou ao palco Henrique de Barros Pinto Netto, presidente da SBCM; Jefferson Braga Silva, presidente do FLACM (Federação Latino-americana de Cirurgia da Mão); Samuel Ribak, presidente eleito da SBCM 2022; Rui Barros, 2º secretário da SBCM e Roberto Luiz Sobania, diretor de Integração das Regionais.

Antes da composição do palco, foi exibido um vídeo que ilustra ações e membros destaques da SBCM durante seus 62 anos de história.

“Foram muitos meses, com inúmeros desafios e adaptações, até chegarmos aqui. Hoje, felizmente, com 550 inscritos, podemos nos reunir novamente, com saúde e, durante todo esse período, não deixamos de realizar nossas missões educacionais e sociais, realizando coisas incríveis. Estou realizado e ainda mais determinado para que a SBCM mantenha seu papel também político, pois a população enfrenta muitas dificuldades de acesso à saúde. Gratidão imensa pela presença de todos”, destacou o presidente da SBCM, Henrique de Barros Pinto Netto.

Para o presidente da Federação Latino-americana de Cirurgia da Mão, Jefferson Braga Silva, o encontro deve ser celebrado. “Foram 18 meses de reuniões online e pudemos fortalecer nossos laços, aprender com os colegas e fortalecer nossa resiliência. Nos superamos e finalmente podemos nos encontrar”.

Roberto Luiz Sobania, diretor de Integração das Regionais, apresentou as atividades das regionais, que realizaram diversos eventos de educação continuada online, totalizando 1.168 participantes, além das ações sociais de cirurgias, com mutirões voltados para procedimentos corretivos em crianças e adolescentes, realizados pelos serviços locais com o apoio da SBCM. A iniciativa resultou em 105 crianças atendidas e mais 150 procedimentos realizados no mês de novembro.

Rui Barros, 2º secretário da SBCM, emocionado, mostrou um relatório da maior ação social realizada em Belém do Pará. “A Sociedade, com essa ação, deixou um legado com essas cirurgias e foi o momento mais gratificante da minha vida profissional”.

Samuel Ribak, presidente eleito da SBCM 2022, convidou a todos para o lançamento do segundo livro da coleção “Atualização em Cirurgia da Mão – Mão Pediátrica”, que está sendo lançado no Mão 2021, antes de receber a medalha como presidente eleito para a próxima gestão. “É uma grande responsabilidade e me sinto honrado. Convido a todos os 900 associados, de mãos dadas, para mais uma gestão, mais um ano de realizações. A SBCM está aberta para a participação efetiva de todos e espero vocês no 42º Congresso, em Campinas, de 4 a 6 de agosto, na cidade que tem como símbolo as andorinhas, que estão sempre juntas e simbolizam a força pela união”, conclui Ribak.

 

 
 

Pré-Congresso abre as atividades presenciais do Mão 2021

Após um hiato por conta do agravamento da pandemia da Covid-19, em 2020, a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) voltou a reunir presencialmente seus especialistas e deu início, na quarta-feira (8/12), à programação da 41ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão, que será realizada de 9 a 11 de dezembro, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A atividade foi iniciada pelo médico cirurgião da mão, Dr. Fabio Azevedo Lima, que explanou sobre os desafios no tratamento das fraturas dos metacarpianos.

 

Na sequência, o 1º vice-presidente da SBCM, Samuel Ribak, ministrou palestra sobre as fraturas da base do 1º metacarpiano.

Na terceira palestra do pré-Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, o cirurgião da mão, Antonio Pedro Neto Pais, do Hospital Federal da Lagoa (RJ), mostrou aos congressistas as opções de tratamento para as fraturas da falange proximal.

Fraturas do escafóide foi o tema da palestra de Milton Bernardes Pignataro, cirurgião da mão do Rio Grande do Sul.

O médico cirurgião da mão e tesoureiro da SBCM, Antonio Carlos da Costa, ministrou palestra sobre as fraturas e luxações do carpo, seus níveis, diagnóstico e o tratamento indicado para o problema. “Ainda não há consenso sobre o melhor tratamento. Artroscopia e parafusos são promissores”, destacou.

Especialista da Escola Paulista de Medicina e membro do Conselho Fiscal da SBCM, o cirurgião da mão Carlos Henrique Fernandes, abordou as artrodeses parciais e total do punho, além de apresentar caso clínico de paciente, para ilustração.

 

SEGUNDA ETAPA

O segundo ciclo de palestras do pré-Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão tratou sobre questões relacionadas à rádio distal e ulna. O especialista da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Rames Mattar Junior, trouxe esclarecimentos a respeito da classificação IBRA: fragmentos chave.

Sob a temática da rádio distal e ulna, o cirurgião da mão e 1º secretário da SBCM, Mauricio Pinto Rodrigues, de São Paulo, mostrou aos participantes as definições para a escolha da melhor placa para cada tipo de fratura. “É fundamental identificar o padrão da fratura; classificar o tipo – TC; identificar o fragmento chave e planejar; utilizar diferentes placas para diferentes tipos de fratura; priorizar a fixação de fragmentos específicos e usar a via dupla ou tripla, se necessárias”, explanou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Henrique de Barros Pinto Netto, ministrou palestra com abordagem às fraturas da borda volar ulnar do rádio, suas complicações e como tratá-las.

A cirurgiã da mão Giana Silveira Giostri, do Paraná, explicou a abordagem dorsal, as indicações e opções de tratamento.

Osteotomia corretiva da região distal do rádio foi o tema tratado pelo especialista Victor Cesar Junior, do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. “A maior dica é: tratem o paciente, não a doença”, salientou.

Profissional da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo/ Hospital Samaritano de São Paulo, Diego Figueira Falcochio, participou do pré-congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão com palestra sobre a osteotomia de encurtamento da ulna.

A atividade foi encerrada com apresentação de caso clínico, apresentado pelo presidente da SBCM, com compartilhamento de experiências dos congressistas.

 

 

Mão 2021 nas redes

Confira diariamente a cobertura do Mão 2021 nas redes sociais da SBCM.

Marque @sbcmcirurgiadamao no stories, que repostamos sua imagem.

Use a #mao2021

Registre os melhores momentos desse reencontro presencial de muita formação e congraçamento.

        

 

Confira os destaques de amanhã – sexta-feira (10/12)


 

Dia 10 de dezembro de 2021

• 09h00 – 15h30 – Eleição Diretoria SBCM 2024
Sócios quites da SBCM podem votar no hall de entrada do Mão 2021

• 18h00 – Assembleia Geral Ordinária da SBCM
Associados quites prestigiem a assembleia e conheça as principais atividades da Sociedade e os projetos da próxima gestão. Sala 01 (Segovia I e II). Não deixe de participar!

• 20h00 - Jantar de Confraternização no Jockey
Adquira seus convites na secretaria do evento, já restam poucos lugares. Participe desse momento de confraternização.

Mais detalhes da Programação acesse: https://mao2021.com.br/programacao-2/

 

 

Galeria de fotos

Confira as imagens dessa edição:

 
Henrique de Barros Pinto Netto, presidente da SBCM
abre oficialmente o Mão 2021
Samuel Ribak, recebe a medalha de presidente
eleito da SBCM 2022
 
Lançamento do livro “Atualização em Cirurgia da Mão – Mão Pediátrica”,
com sessão de autógrafos durante o Congresso
Em seu primeiro dia de congresso, com 3 salas
simultâneas o Mão 2021 recebeu 550 congressistas
 
Vasta programação científica agradou participantes
no primeiro dia de evento
Não deixe de visitar o
Centro de Exposições
 
 

Expediente:
Presidente da SBCM: Henrique de Barros Pinto Netto
Presidente do 41º Congresso: Henrique de Barros Pinto Netto
Presidente da FLACM e do 18° CFLACM: Jefferson Braga Silva
Produção: Assessoria de Imprensa SBCM - Predicado Comunicação
Jornalista Responsável: Carolina Fagnani
Projeto digital: Danilo Fattori Fajani

        

Siga a SBCM nas
redes sociais