Notícias

03/08/2019

Mão 2019 termina com mais de 700 congressistas

O último dia do 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão focou os debates em Mesas Redondas Internacionais – MRI e sessões de Cross fire. Também ocorreram palestras internacionais, além de premiação de trabalhos. 
 
Pela manhã, o americano dr. Jeffrey Greenberg abordou o tema ‘Trauma de alta energia no carpo’. O Dr. Ronaldo Carneiro falou sobre tratamento cirúrgico na contratura articular dos dedos no primeiro módulo de palestras internacionais. Em uma sala paralela, o dr. Bruno Azevedo Veronesi falou sobre o seu Traveling fellow 2018 e o dr. Jayme Augusto Bertelli apontou os Déficits funcionais após lesão do nervo ulnar.
 
Durante a programação desse sábado, as MRI abordaram as doenças congênitas, a plexopatia neonatal, a dor no lado ulnar do carpo, fratura distal rádio e as fraturas de metacarpos e falanges. No debate de plexopatia neonatal, os convidados debateram casos de pacientes, analisando as técnicas cirúrgicas e qual o melhor momento de se iniciar um tratamento. “Depois de estudos, pesquisas e anos de experiência, opto por aguardar para cirurgia a partir dos 7 meses, com acompanhamento e avaliação até lá. Desde o nascimento, a criança com este tipo de lesão deve ter supervisão médica”, afirmou dr. Jayme Bertelli, um dos integrantes da MRI.
 
Nas sessões de cross fire, as discussões foram duas: Fratura do escafoide - Percutâneo X Conservador e Liberação do túnel do carpo – Aberto X Endoscópico. No último módulo de palestras internacionais do dia, os especialistas de língua espanhola, dr. Francisco Soldado dr. Jorge Clifton falaram sobre Deformidade de Sprengel - Liberação endoscópica e Reconstrução da mão x Amputação no trauma grave, respectivamente. 
 
A premiação dos melhores trabalhos aconteceu no encerramento do Congresso de 2019. Entre palestrantes, congressistas e expositores, esta edição recebeu mais de 900 pessoas, durantes os três dias de evento.
 
Para o presidente do 39º CBCM, dr. Milton Pignataro, esta edição reforçou o evento como o maior da especialidade em toda a América Latina. “Foi muito gratificante ver as salas lotadas e a integração dos congressistas com os especialistas nacionais e internacionais. Tivemos 720 inscritos, 8 países participantes e 24 estados brasileiros presentes. Tivemos um evento enriquecedor, de atualização e congraçamento. Agradeço a todos a intensa participação e desejo um ótimo retorno a vocês”.
 
O presidente da SBCM, dr. Marcelo Rosa de Rezende, destacou a programação científica e empenho da Sociedade nos eventos. “Neste 39º Congresso tivemos a constatação de que a Sociedade está ainda mais forte. Os eventos estão se tornando cada vez maiores e melhores. Os convidados deram um altíssimo nível científico nas discussões e tenho certeza de quem teve a oportunidade de vir a Gramado está muito satisfeito”
 
O 40º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão será realizado em agosto, entre os dias 6 e 8, em Belém – Pará, e será presidido pelo Dr. João Baptista. Para a nova gestão, o presidente atual é enfático em seus conselhos: “Sempre devemos observar as estratégias que deram certo com a certeza de que sempre é possível fazer melhor”, afirma dr. Marcelo Rosa.
 

 

Voltar