Notícias

06/05/2019

SBCM realiza mutirão de plexo braquial no estado de Alagoas

No início de maio, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão promoveu um mutirão de cirurgias focado em lesões do plexo braquial nas cidades de Arapiraca e Maceió, em Alagoas. A ação ocorreu como parte da campanha nacional da SBCM que visa a conscientização de prevenção deste tipo de lesão, principalmente em acidentes que envolvem motociclistas, bastante comuns no País.

Em 2018, segundo último balanço do Ministério da Saúde, mais de 11 mil motociclistas morreram em um ano. O seguro DPVAT pagou mais de 167 mil indenizações às vítimas com acidentes de moto neste mesmo ano e um terço das indenizações foi no Nordeste do país. O Sudeste foi a segunda região com o maior número de indenizações pagas.

No estado do Piauí, por exemplo, um levantamento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o maior hospital do estado, revelou que de janeiro a dezembro de 2018, foram registrados 8.953 acidentes de moto, uma média de 746 acidentes por mês. Para a SBCM, os dados mostram a importância desta campanha, pois lesões nesses locais podem causar paralisia parcial ou total dos membros superiores, deixando as pessoas economicamente inativas.

Antes das cirurgias, que foram realizadas nos dias 3 e 4/05, o Dr. Raimundo Araujo Filho, coordenador do evento e Secretário da Comissão de Defesa Profissional e Ética da SBCM, organizou um simpósio para os membros locais da Sociedade, no dia 02/05. Com o tema “Simpósio de lesões do Plexo Braquial e nervos periféricos”, o simpósio recebeu  60 especialistas e abordou os principais tratamentos das lesões do plexo braquial e técnicas de cirurgia.

Para as cirurgias, foram selecionados casos a partir de atendimentos da rede pública. Sete especialistas da SBCM operaram cinco pacientes, em Arapiraca. Foram 11 horas de cirurgia, já em em Maceió, 15 horas. Dos membros da SBCM presentes nas cirurgias, estavam o presidente da Sociedade, Dr. Marcelo Rosa, o secretário Samuel Ribak, o coordenador do evento, Dr. Raimundo Filho, Dr. Mário Yoshihide Kuwae, Dr. Roberto Luiz Sobania, Dr. Walter Gomes Pinheiro Júnior e Dr.  Felipe Gomes, neurocirurgião.  Os tipos de cirurgia realizadas foram transferência microcirurgica muscular Livre (grácil), enxerto de nervo vascularizado, tríplice neurotização e transferências Musculares.

 

Voltar