Notícias

15/01/2018

Programa Fantástico destaca cirurgias nas mãos

O programa Fantástico da Rede Globo veiculou no domingo (14/1) matéria que mostrou pessoas que perderam o movimento de suas mãos e recuperaram, após passarem por um novo tratamento - o reposicionamento de tendões e nervos do braço. Clique aqui e confira.

Referente a reportagem vale ressaltar a importância dos órgãos de imprensa em divulgar as possibilidades de recuperação, ainda que parcial, de movimentos básicos que são tão importantes em nossas atividades diárias.

O Dr. Marcelo Rosa de Rezende, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, ressalta que este tipo de matéria jornalística vem de encontro com o esforço da SBCM, em divulgar inúmeros procedimentos que o cirurgião especialista em mão pode realizar.

“Foi com grande satisfação que pudemos ver nossa Sociedade representada na figura do Dr. Emigdio de Paula e Dra. Renata Paulus, ambos membros da Sociedade, apresentando um procedimento cirúrgico que transformou a vida de inúmeros pacientes. Somente quem perdeu quase toda a mobilidade dos membros, sabe dimensionar o que é ter autonomia para melhor uso de uma cadeira de rodas elétrica, poder segurar um copo, dentre outras ações”, afirma o vice-presidente.

A Cirurgia da Mão é uma especialidade, que complementa a formação do médico ortopedista ou cirurgião plástico. “Após 2 anos de residência médica e aprovação em prova final, o especialista em cirurgia da mão tem condições de atuar nesta área tão complexa e exigente em termos de procedimentos e conhecimento”, explica Dr. Marcelo.

“Acredito que um grande número de pessoas, não tem sequer ideia da área de atuação de Cirurgião da Mão, pois a mesma envolve desde as doenças congênitas como toda a traumatologia do membro superior. Por isso é necessário tanto da nossa parte que representamos a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, como a imprensa de forma geral tornar acessível os inúmeros avanços cirúrgicos hoje disponíveis que podem levar a uma melhora de qualidade de vida de nossos pacientes”, conclui.

 

Voltar