Notícias

14/01/2017

Nota de falecimento - Jorge Ribamar Costa

 A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão - Regional do Rio de Janeiro comunica o falecimento do Professor Doutor Jorge Ribamar Bacelar Costa, no dia 14 de Janeiro deste ano.

 
Nascido em 1951 no Município de Tanquinho, região metropolitana de Feira de Santana – Bahia. Ribamar, como era conhecido, imigrou para o Rio de Janeiro na adolescência para concluir seus estudos do antigo científico. Em 1972, ingressou na Faculdade de Ciencia Médicas (FCM) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde completou a sua formação médica, com residencia em Ortopedia e Treinamento em Cirurgia da Mão, vindo a se tornar Professor Associado da Cadeira de Ortopedia desta Universidade em 1989.
 
Colega de caráter e personalidade únicos, sempre o primerio a chegar no Hospital , super organizado , profissional de grande habilidade cirúrgica e bom senso. Portador de um talento especial para desenhar a anatomia das lesões e descrições cirúrgicas, sendo por isto considerado por nós como o Netter da UERJ . Foi o responsável pelo curso de graduação de Ortopedia para o 50 ano da FCM por mais de 20 anos.
 
Co-Autor de livros didáticos na área de ortopedia e artigos científicos em Cirurgia da Mão. Teve nas últimas décadas, contribuição marcante na formação e especialização de inúmeros Cirurgiões da Mão oriundos da UERJ, serviço credenciado pela SBCM.
 
Infelizmente há 3 anos foi acometido de uma neoplasia intestinal que o levou ao óbito recente.
 
Os pacientes perdem o melhor medico que poderiam ter : da consulta aos minuciosos curativos e gessados pós operatórios.
E seus amigos e discípulos do Rio de Janeiro um amigo e educador exemplar.
 
Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão deseja forças aos familiares e amigos.
 

 

Voltar