09/02/2017

SBCM participa de reunião com Ministro da Saúde na AMB

Sociedades de Especialidades Médicas levam pleitos para Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi recebido na tarde dessa quarta-feira (08), pela diretoria da Associação Médica Brasileira – AMB e representantes das sociedades de especialidades para uma debate sobre os principais desafios da saúde no Brasil.
 
A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM foi representada pelo seu presidente Carlos Henrique Fernandes e o secretário geral, Sérgio Okane.
 
Também fizeram o uso da palavra o presidente da AMB, Florentino de Araújo Cardoso Filho e o Secretário de Atenção à Saúde do Ministro da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.
 
O encontro teve uma apresentação do ministro que destacou a importância do diálogo com os profissionais de saúde e abordou aspectos  significativos do orçamento da saúde, dos novos investimentos, da redução de custos, ampliação de serviços, novos protocolos e diretrizes aprovados, política medicamentos e pesquisa  e especialmente em atenção básica e reforçou que o financiamento passará a ser em dois grandes grupos: capital/investimento e custeio, ficando à cargo do gestor estadual e municipal a destinação do dinheiro nas diversas ações.
O ministro ouviu atentamente as perguntas de diversas sociedades, dentre elas, o pleito do presidente da SBCM para a realização de uma campanha nacional de prevenção aos acidentes nas mão. “A Sociedade planejou uma campanha de prevenção importante que será mais eficiente com o apoio do MS e desejamos realizar uma ação integrada”, explicou Carlos Fernandes.
 
O ministro Ricardo Barros deliberou imediatamente que a campanha será apoiada e orientou para que a organização seja programada com os técnicos do MS.
 
Ressaltamos ainda que o ministro abriu as portas para que as sociedades de especialidade, por meio da AMB, ajudem na criação de protocolos e diretrizes e defendeu em relação às OPME que será necessário fazer pregões de preço de abrangência regional para poder atender as necessidades dos gestores, colocou a Conitec e UnaSUS à disposição dos médicos.
 
“Tivemos uma excelente oportunidade de discussão e de trabalho efetivo entre todos os médicos e o ministro, sobretudo, para a Cirurgia da Mão que conquistou a oportunidade de apresentar seu projeto de prevenção. Vamos trabalhar para que esse projeto seja executado com o apoio do MS e que tenha reflexos positivo na população”, conclui o presidente da SBCM.

Próximos Eventos

  • 12/04/2019

    Curso da Regional Nordeste da SBCM

    Curso da Regional Nordeste da SBCM Tema: Trauma da Mão e Membros Superiores. Data e Horário: 12 e 13 de abril de 2019 – 12/04 (9h-13h) e 13/04...

  • 03/05/2019

    Curso da Regional MG-ES da SBCM

    Tema: Patologias do Escafóide. Data: 3/5 (19h -22h) e 4/5 (8h - 13h) de 2019. Local: Núcleo de Ciências as Saúde do Hospital Felício Rocho – ...

  • 10/05/2019

    Curso da Regional Norte-Centro-Oeste da SBCM

    Tema: Microcirurgia Reconstrutiva e Traumas. Data: 10/5 (19h - 21h) e 11/5 (8h - 12h) de 2019. Local: Auditório do Centro de Estudos do Instituto O...

  • 18/05/2019

    Curso da Regional São Paulo da SBCM

    Tema: Fraturas e Lesões de Nervo. Data: 18 de maio de 2019. Local: a confirmar. Informações/Inscrições: jjsabongi@orthra.com.br  ...

Av. Ibirapuera 2907 - Cjs. 919-D e 920-B - CEP: 04029-200 - Indianópolis - São Paulo - SP - Tels: (11) 5092-3426 e (11) 5092-3434
SBCM©2015 - Todos os direitos reservados | Direitos Autorais | Privacidade