Notícias

06/08/2015

Escassez no quadro de profissionais médicos é problema recorrente enfrentado pela SES-SP

Fonte: Jornal Manus - edição 20

O secretário David Uip destaca o baixo número de estudantes que se especializam na área de Cirurgia da Mão em todo o Brasil, afetando hospitais públicos e particulares

 
Cumprimento da Portaria nº3642, que exige ao menos um cirurgião da mão em cada pronto-socorro 

“O Estado de São Paulo conta com aproximadamente 80 serviços públicos de saúde credenciados pelo Ministério da Saúde para a realização de procedimentos de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia. Em conformidade com o artigo 1º da Portaria 3.642, o Estado de São Paulo conta com médicos especialistas em Cirurgia da Mão em unidades do sistema de referência hospitalar e ainda integra todos procedimentos de alta complexidade nesta especialidade em sua rede estadual de Ortopedia, como tratamentos de fratura ou lesão das falanges da mão e cirurgias de fratura ou lesão fisária dos metacarpianos. Em relação aos procedimentos de alta complexidade, os mais realizados no Estado foram o reimplante ou revascularização do polegar e o realinhamento de mecanismo extensor dos dedos da mão.” 
 
Realização de mutirões de Cirurgia da Mão em São Paulo 

“Estamos sempre à disposição para discutir parcerias que visam ampliar e aprimorar o atendimento à população. Quanto aos mutirões de Ortopedia, a maior dificuldade encontrada pelos estados está relacionada às órteses e próteses, cuja compra é remunerada pela tabela federal definida pelo Ministério da Saúde, com um valor abaixo do custo de mercado. Para minimizar esse problema, a Secretaria está organizando uma compra centralizada desses materiais para otimizar as cirurgias nos serviços públicos, próprios e universitários, ligados à pasta estadual.” 

Número de especialistas em Cirurgia da Mão x população brasileira 

“Contamos com uma política de incentivo à formação de profissionais médicos desenvolvida pelo Programa de Bolsas de Residência Médica em 54 especialidades diferentes e para 68 instituições de saúde. Somente neste ano, serão oferecidas 6.134 bolsas e o investimento previsto será de R$ 227,5 milhões.”  
 
Quadro de profissionais no Estado 

“No caso da especialidade de Cirurgia da Mão, um dos entraves é o baixo número de estudantes que se especializam nesta área em todo o Brasil, afetando tanto hospitais públicos quanto os particulares. Em relação à escassez de médicos, o problema é nacional. O governo do Estado de São Paulo vem fazendo um grande esforço para reforçar o quadro de profissionais médicos nos seus hospitais e unidades de saúde. Nos últimos três anos, foram contratados 4,2 mil médicos para a rede estadual, em diferentes especialidades. Além disso, obtivemos a aprovação de uma lei complementar que concede bônus expressivos nos salários dos médicos que optem por trabalhar em hospitais da periferia. E se o médico tiver título de pós-gradução, mestrado, doutorado e pós-doutorado, a remuneração será ainda maior caso ele vá para um hospital mais distante. As remunerações podem chegar a R$ 17,7 mil por mês, com todos os direitos e garantias trabalhistas previstas em lei.”
 

 

Voltar