Imprensa

Releases
10/04/2019

85% das ocorrências de trânsito são decorrentes de acidentes com motocicletas

Fonte: Predicado Comunicação

 Em Teresina, 8.953 acidentes foram registrados de Jan a Dez/2018

Um levantamento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o maior hospital do Piauí que oferece atendimento de urgência e emergência em diversas especialidades, revelou que de janeiro a dezembro de 2018, foram registrados 8.953 acidentes de moto, uma média de 746 acidentes por mês.

Segundo a pesquisa, acidentes de moto representam 85% das ocorrências no trânsito. Somente 5% dos incidentes são originados a partir de carros e 10% são atropelamentos.

“Infelizmente acidentes com motocicletas têm se tornado cada vez mais frequentes, ano após ano, e nesses casos, os membros superiores são os mais afetados”, afirma Dr. Osvaldo Mendes, cirurgião especialista e Vice-diretor da Regional Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). 

“A faixa etária mais atingida nesse tipo de acidente são pessoas entre 21 e 40 anos, correspondendo a 58% do total, sendo que destes, 75% são homens. Este quadro afeta, sobretudo, pessoas economicamente ativas, que têm um grande futuro pela frente e, se eles não recebem um atendimento adequado, feito por um especialista, podem ter consequências graves”, afirma o médico.

Para falar sobre tratamentos e novas tecnologias da área, a Regional N-NE da SBCM preparou para o dia 13 de abril, um curso para Cirurgiões da Mão. O evento terá como tema central os traumas na mão e membros superiores e será realizado no Auditório da FACIME-UESPI, localizado na cidade de Teresina (PI).

Os doutores Antônio Tufi, Nilton Mazzer e Emygdio de Paula são os palestrantes já confirmados e abordarão temas como “Cobertura Cutânea da Mão”, “Lesões de Nervos Periféricos”, "Fraturas do Rádio Distal" e "Mão Tetraplégica: o que pode ser feito?".

Os médicos especialistas e palestrantes estarão disponíveis para entrevistas no dia.

Para mais informações, acesse: http://www.cirurgiadamao.org.br/cec-calendario-exibir.php?id=134   

 

Voltar